A bienal de São Paulo e a globalização da arte moderna
PDF

Palavras-chave

Bienal de São Paulo
Globalização
Arte moderna

Como Citar

PEREIRA, Verena Carla. A bienal de São Paulo e a globalização da arte moderna. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 9, p. 417–423, 2013. DOI: 10.20396/eha.9.2013.4473. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4473. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir de que maneira os processos de globalização cultural transformaram as relações da arte dentro das grandes exposições. Analisaremos, de modo particular, o caso da Bienal de São Paulo como ferramenta para o posicionamento da arte moderna brasileira como arte global. Buscaremos investigar em que medida o conceito de globalizar, cobiçado pelo mecenas e criador da Bienal, Ciccillo Matarazzo, atingiu seus objetivos. O projeto de criação da Bienal previa para a mostra as responsabilidades de inserir a produção artística brasileira no processo de globalização do sistema da arte e de posicionar São Paulo como centro artístico de projeção internacional.

https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4473
PDF

Referências

Alambert, F. A Semana de 22: a aventura modernista no Brasil. São Paulo: Scipione, 1992.

Alambert, F. e Canhetê, P. As bienais de São Paulo: da era dos museus à era dos curadores (1951-2001). São Paulo: Boitempo, 2004.

Almeida, F. A. O franciscano Ciccillo. São Paulo: Pioneira, 1976.

Almeida, P. M. De Anita ao Museu. São Paulo: Perspectiva, 1976.

Amaral, A. Arte e o meio artístico: entre feijoada e o x-burger. São Paulo: Nobel, 1983.

Amaral, A. Bienal ou da impossibilidade de reter o tempo. In Revista USP. São Paulo, no 52, dez, jan, fev, 2001-2002.

Amarante, L. As bienais de São Paulo – 1951 a 1987. São Paulo: Projeto, 1989.

Arantes, O. Política das artes. São Paulo: EDUSP, 1995.

Botelho, I. A crise econômica, o financiamento da cultura e o papel do estado e das políticas públicas em contextos de crise. Políticas Culturais em Revista, Salvador, BA, Vol. 2, No. 1. 2009. Disponível em: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/3733. Acesso: 14 de Janeiro de 2012.

Botelho, I. A política cultural e o plano das ideias. In: III ENECULT – ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA, 2007. Salvador, BA.

Calabre, L. Políticas Culturais no Brasil: balanço e perspectivas. In: III ENECULT – ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA, 2007. Salvador, BA.

Carvalho, C.; Gameiro, R.; Goulart, S. As políticas públicas da cultura e a participação de novo tipo no Brasil. In: VI CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA, 2008. Lisboa, Portugal.

Coelho, T. “Bienal de São Paulo: o suave desmanche de uma ideia”. In: Revista USP. São Paulo: no 52, dezembro, janeiro, fevereiro, 2001-2002.

Durand, J. C. Arte, privilégio e distinção: artes plásticas, arquitetura e classe dirigente no Brasil (1855-1985). (Org.). São Paulo: Perspectiva, 1989.

Goldstein, Ilana Seltzer. O Brasil best seller de Jorge Amado: literatura e identidade nacional. São Paulo: Editora SENAC, 2003. p.26.

Marques, L. “A Bienal e o novo sistema das artes”. In: Revista USP. São Paulo, no 52, dez, jan, fev, 2001-2002.

McLuhan, M. A galaxia de Gutemberg: a formação do homem tipografico. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1977.

Pedrosa, M. “A Bienal de Cá para Lá”. In Mundo, Homem, Arte em Crise, São Paulo, Perspectiva, 1975.

Pignatari, D. “Bienal: a conquista da visualidade brasileira”. In: Revista USP. São Paulo: no 52, dezembro, janeiro, fevereiro, 2001-2002.

Sala, D. “Arquivo de Arte da Fundação Bienal de São Paulo”. In: Revista USP. São Paulo, no 52, dez, jan, fev, 2001-2002.

Simis, A. A política cultural como política pública. In: III ENECULT – ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA, Salvador, BA, 2007.

Spricigo, V. Relato de outra Modernidade: contribuições para uma reflexão crítica sobre a mediação da arte no contexto da globalização cultural. Tese de Doutorado. São Paulo. ECA, 2009.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2013 Verena Carla Pereira

Downloads

Não há dados estatísticos.