Resumo
Gostaríamos de realizar, nesta comunicação, realizar algumas considerações acerca da obra de Joseph Beuys (1921 – 1986), especificamente sobre suas performances, no sentido de entendê-las como um processo de resgate, ampliação e assimilação de experiências humanas, numa chave mística. O passado polêmico do artista como integrante da Juventude hitlerista e aviador da Luftwaffe na Segunda Guerra Mundial, bem como os eventos decorrentes do desastre aéreo sofrido em 1944, transformaram-se em uma espécie de mito – o resgate e cura do piloto por uma tribo tártara que manteve seu corpo envolto em gordura animal e feltro – e contribuíram para que Beuys fosse um defensor das propriedades curativas da arte, crença expressa em suas performances ritualísticas.
Referências
BORER, Alain. The essential Joseph Beuys. Massachusetts: MIT Press, 1997.
COELHO, Teixeira; REIS, Paulo; VELOSO, Marco. Os Múltiplos de Beuys. São Paulo: MAC; Centro Cultural FIESP, 2000.
GALLWITZ, Klaus. Joseph Beuys: Relâmpago com Claridade sobre veado. São Paulo: Fundação Bienal, 1989.
HAKS, Frans. Interview with Joseph Beuys. In: Joseph Beuys: Diverging Critiques. Liverpool: Tate Galery Liverpool/Liverpool University Press, 1995.
STAECK, Klaus. Honey is Flowing in all directions: Joseph Beuys. Berlim: Edition Staeck, 1997.
TEMKIN, Ann. Joseph Beuys: An Introduction to his life and work. Philadelphia; Nova York: Philadelphia Museum of Art; Museum of Modern Art, 1993.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2013 Vanessa Beatriz Bortulucce