Resumo
O objetivo deste artigo é a realização de um inventário dos modos explicativos recorrentes para as transformações sofridas pelo método iconológico de Erwin Panofsky. Identifica-se que o elemento explicativo central para esse processo é a migração definitiva do autor da Alemanha para os Estados Unidos em razão da ascensão do nazismo. Apesar da inegável importância da migração, a explicação para a trajetória de transformação do método não pode se esgotar nela. Consideramos, portanto, a necessidade de construir novos percursos analíticos que considerem o que se tornou a iconologia na obra de Panofsky e na disciplina da história da arte.
Referências
CASTELNUOVO, Enrico & GHELARDI, Maurizio. 97 Battle Road. In: PANOFSKY, Erwin. Il significato nelle arti visive. Turim: Piccola Biblioteca Einaudi, 2010.
ELSNER, Jas & Lorenz, Katharina. The Genesis of Iconology. Critical Inquiry, v. 38, n. 3, 2012, pp. 483-512.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
LEVINE, Emily J. The Other Weimar: The Warburg Circle as Hamburg School. Journal of the History of Ideas, v. 74, n. 2, 2013.
PANOFSKY, Erwin. Meaning in the Visual Arts. Garden City: Anchor Books, 1955.
PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais (Trad. Kneese & Guinsburg), 2014, p. 420.
PANOFSKY, Erwin. Studies in Iconology: Humanistic Themes In the Art of the Renaissance. Nova York: Oxford University Press, 1939.
PANOFSKY, Erwin. Zum Problem der Beschreibung und Inhaltsdeutung von Werken der bildenden Kunst. In: KAEMMERLING, Ekkehard (Ed.). Ikonographie und Ikonologie: Theorien - Entwicklung – Probleme. Köln: DuMont, 1979.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Cíntia Chaves