Resumo
Este trabalho conceitua écfrase e como é usada por Clarice Lispector. O objetivo principal é demostrar como esse recurso aproxima a criação literária clariciana das artes visuais; os objetivos secundários, apontar os diferentes usos da écfrase por Clarice. Partiu-se da hipótese de que este recurso configurava um aspecto visual a criação literária. Com a écfrase, busca-se dar uma ideia visual, de algo que não se encontra ao alcance do leitor. Incialmente, écfrase foi usada para simular a realidade e assinalar características psicológicas, depois passou a incluir as artes pictóricas. Com o recurso da écfrase, Clarice transita pelas artes visuais, pela pintura, pela escultura e pela fotografia.
Referências
BONOMI, Maria. A Águia. 1967. Disponível em: http://www.mariabonomi.com.br/escritos_decenio_1970.asp. Acesso em: 03 set. 2020.
BORELLI, Olga. Clarice Lispector – Esboço para um possível retrato. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1981.
CHIRICO, Giorgio de. Retrato de Clarice. 1945. Disponível em: https://cultura.estadao.com.br/fotos/geral,retrato-a-oleo-de-clarice-lispector-pintado-por-giorgio-de-chirico-em-roma-em-1945,313473. Acessado em: 06 set. 2020.
GOMES, Álvaro Cardoso. A poesia como pintura: a ekphrasis em Albano Martins. Cotia: Editora Ateliê. 2015.
GOTLIB, Nádia. Clarice: uma vida que se conta. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. 2009a.
GOTLIB. Clarice Fotobiografia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. 2009b.
GREGATO, Maria Elisa de Paiva. Estudo da obra de Gastão Manoel Henrique: uma hipótese sobre as suas diferentes fases. 2009. 307f. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade de Campinas, Campinas, 2009.
HAFFERNAN, James. A. W. Ekphrasis and Representation. New Literary History, vol. 22. n. 2, p. 297-316, 1991.
IANNACE, Ricardo. Retratos em Clarice Lispector: literatura, pintura e fotografia. Belo Horizonte: Editora UFMG. 2009.
KARSEN, Eduard. Pátio à noite (Courtyard at nightfall). Disponível em: https://krollermuller.nl/en/eduard-karsen-courtyard-at-nightfall. Acesso em: 23 mar. 2021.
KLEE, Paul. Paysage aux oiseaux jaunes (Paisagem com pássaros amarelos). 1923. Disponível em: http://sur-la-peinture.com/les-droits-de-la-peinture/klee_oiseaux-j/. Acesso em: 26 fev. 2021.
LAUDANNA, Mayra. Maria Bonomi: da gravura à arte pública. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007.
LESSING, Gotthold Ephraim. Laocoonte. México: Universidad Nacional Autónoma de México, 1960.
LISPECTOR, Clarice. A Legião estrangeira. São Paulo: Ática, 1990.
LISPECTOR. Um Sopro de Vida. Rio de Janeiro: Rocco, 1999a.
LISPECTOR. Para não esquecer. Rio de Janeiro: Rocco, 1999b.
LISPECTOR. A Descoberta do Mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999c.
LISPECTOR. Outros Escritos. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.
LISPECTOR. A Paixão segundo G.H.. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.
LISPECTOR. Todas as cartas. Rio de Janeiro: Rocco, 2020.
LISPECTOR. Gruta. 07.3.1975. Disponível em: http://stoa.usp.br/anacesar/weblog/76384.html. Acesso em: 19 ago. 2020.
LISPECTOR. Caos, metamorfose, sem sentido. 13.6.1975. Disponível em <http://iberecamargo.org.br/um-pedacinho-do-universo-de-clarice-lispector-na-fundacao-ibere/. Acesso em: 19.ago. 2020.
LISPECTOR. Medo. 16.5.1975. Disponível em http://iberecamargo.org.br/um-pedacinho-do-universo-de-clarice-lispector-na-fundacao-ibere/. Acesso em: 19 ago. 2020.
LISPECTOR. Clarice em seu apartamento. Disponível em: https://claricelispectorims.com.br/ensaio/ulisses-um-pouco-neurotico. Acessado em: 03 set. 2020.
MARTINS, Paulo. Uma visão periegemática sobre écfrase. Revista Clássica, vol. 29, n. 2, p. 163-2014, 2016.
MONTERO, Teresa. 09 dez. 2019. Entrevista – Perto do Coração Selvagem e as pinturas de Clarice Lispector – Podcast da Clarice. Editora Rocco. Spotify
MOSER, Benjamin. Clarice, . São Paulo: Cosac Naify. 2009.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Daniel Vladimir Tapia Lira de Siqueira