Resumo
Esta comunicação tem por objetivo apresentar a iconografia do baldaquino do Santuário Nacional de Aparecida, trabalho do artista sacro brasileiro, Cláudio Pastro (1948-2016). Ele pautou-se pelos preceitos do Concílio Vaticano II, Paleoigreja e à Patrística, contudo atualizando as imagens à realidade de seu tempo. A presente pesquisa baseia-se em Eliade no que tange à ideia da catedral como imago mundi, em diálogo com o pensamento de Pastro. Observaremos os pontos levantados pelo autor e pelo artista e verificaremos o que outros autores como Rupnik, Tommaso e Cunha escreveram sobre o tema.
Referências
Bíblia de Jerusalém, São Paulo: Paulus, 2016.
CUNHA, Zenilda. A composição do espaço sagrado no Santuário de Aparecida: arte sacra de Cláudio Pastro, em Aparecida, 300 anos de fé e devoção, Aparecida: Academia Marial de Aparecida, 2017.
ELIADE, Mircea. História das crenças e das ideias religiosas – vol. III, Rio de Janeiro: Zahar, 2021.
PASTRO, Cláudio. Guia do espaço sagrado, São Paulo: Edições Loyola, 1999.
PASTRO, Cláudio in GUIMARÃES, Pe. Valdivino. Iconografia de Aparecida – teologia da imagem, São Paulo: Paulus, 2017.
PASTRO, Claudio. Santuário de Aparecida, São Paulo: Editora Santuário, 2018.
RUPNIK, Pe. Marko I. A arte como expressão da vida litúrgica, Brasília: Edições CNBB, 2019.
TODA, Egídio S. A arte sacra de Cláudio Pastro na Basílica de Aparecida e sua contemporaneidade – história, cultura e leitura de suas obras, dissertação de mestrado defendida em 2013, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
TOMMASO, Wilma S. Cláudio Pastro, a inculturação e a arte indígena no Santuário Nacional de Aparecida. Revista Piratininga, vol. 3, 2020.
Sites acessados
https://www.a12.com/redacaoa12/igreja/o-esplendor-da-natureza-brasileira-na-arte-sacra-de-aparecida, acessado em 25/09/2022.
https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/festa-da-padroeira/2018/noticia/2018/10/10/obra-arquitetonica-encanta-fieis-que-visitam-a-basilica-de-aparecida.ghtml, acessado em 25/09/2022.
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