Elementos iconográficos da representação do sacrifício de Isaac
PDF

Palavras-chave

Santo Ambrósio
Bíblia
Sacrifício de Isaac
Iconologia

Como Citar

ARAÚJO, Marcos Dias de. Elementos iconográficos da representação do sacrifício de Isaac: textos e variações ao longo do tempo. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 16, p. 16–29, 2023. DOI: 10.20396/eha.16.2022.4948. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4948. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Estudo da iconologia do sacrifício de Isaac mostrando que as variações nas imagens decorrem da leitura não só da Bíblia, mas de Santo Ambrósio e que as variações nas imagens respondiam a questões ideológicas de cada época. Assim, além do texto original e dos comentadores existem obras artísticas que servem de modelo para os demais artistas. Assim mostramos que o anjo, a mão de Deus, o anjo, se segura o braço de Abraão, ou a lâmina, ou se só fala, o estado de espírito de Abraão e Isaac, o altar e as madeiras da Cruz, sofreram uma variação ideológica de acordo com o tempo que as obras foram produzidas, mostrando uma profunda relação entre textos e imagens e ressignificação do mito.

https://doi.org/10.20396/eha.16.2022.4948
PDF

Referências

AGOSTINHO, Santo. The city of god. Book 16, ch. 32. London: Penguin, 2004.

AMBRÓSIO, Santo Aurelio (340-397). De Abraham. http://www.documentacatholicaomnia.eu/04z/z_0339-0397__Ambrosius__De_Abraham_Libri_Duo__MLT.pdf.html

ANDERLINI, Tina. Du travail bien frais. Giotto Vers la Renaissance, Moyen Age 97, mai-juin-juillet 2014, 42-53. https://www.academia.edu/25616736/Du_travail_bien_frais_9_Giotto_Vers_la_Renaissance_Moyen_Age_97_mai_juin_juillet_2014_42_53_with_illustrations

BELCARI, Feo (1410-1484). “Rappresentazione di Abraam e Isaac suo figliouolo.” (1495). Versão moderna http://archive.org/stream/lerappresentazio00belcuoft/lerappresentazio00belcuoft_djvu.txt

Bíblia Sagrada. Rio de Janeiro: Editora Delta,1980.

FELLOUS, Sonia. Abraham dans l’iconographie des trois religions monotheistes. 2013. https://halshs.archives-ouvertes.fr/halshs-00828864/file/Abraham_dans_l_iconographie_des_trois_monotheismes_HAL.pdf

FERREIRÓS, Ana Hernández. El sacrificio de Isaac. In Revista Digital de Iconografía Medieval, vol. VI, nº 11, 2014, pp. 65-78. e-ISSN: 2254-853X. https://www.ucm.es/data/cont/docs/621-2014-06-11-Sacrificio%20de%20Isaac.pdf

HARMA, Goris. “Angelic knowledge in Aquinas and Bonaventure”. In Medieval Philosophy and Theology. 2003. https://www.academia.edu/3983993/The_Angelic_Doctor_and_Angelic_Speech_The_Development_of_Thomas_Aquinass_Thought_on_How_Angels_Communicate

HEGEL, G. The spirit of Judaism in The spirit of Christianity and its fate. 1798. https://www.marxists.org/reference/archive/hegel/works/fate/ch01.htm

JANSON, H. W. História da arte. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian,2007. 8. Edição.

KIERKGAARD, S. “Temor e tremor”. (1843). Os pensadores. São Paulo: Abril cultural, 1979.

MARAVALL, A. A cultura barroca. Análise de uma estrutura histórica. Trad. Silvana Garcia. São Paulo: EDUSP, 2009.

SAPIKOWSKI, Lauren. The iconography of the Sarcophagus of the Junius Bassus. Washington and Lee University, 2008. http://www.academia.edu/2499747/The_Iconography_of_the_Sarcophagus_of_Junius_Bassus

SMITH, Alison Moore. “The Iconography of the Sacrifice of Isaac in Early Christian Art”. American Journal of Archaeology. Vol. 26, No. 2 (Apr. - Jun., 1922), pp. 159-173 http://www.jstor.org/stable/497708?seq=8#page_scan_tab_contents

TAMBURELLI, P. P. Giotto; or beauty in space. P. 32. : AA.VV., San Rocco #13. Pure Beauty, Verona, 2017.

WALKER, Paul Robert. A disputa que mudou a renascença. Como Brunelleschi e Ghiberti marcaram a história da arte. Rio de Janeiro: Record, 2005.

WALTHER, Ingo & WOLF, Norbert. Masterpieces of illumination. London: Taschen, 2007.

WATTS, J. W. “The rethoric of sacrifice” in EBERHAR, Christian A. Ritual and metaphor. Sacrifice in the bible. Atlanta: Society of Biblical literature, 2011. http://surface.syr.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1078&context=rel

WITTING, Félix & PATRIZI, M. L. Caravaggio. New York: Parkstone International, 2007.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Marcos Araújo

Downloads

Não há dados estatísticos.