Confluências entre arte, direitos e Cabul, nas obras de Shamsia Hassani
PDF

Palavras-chave

Arte
Direitos humanos
Direitos das mulheres
Arte urbana
Cabul

Como Citar

REZENDE, Carolina. Confluências entre arte, direitos e Cabul, nas obras de Shamsia Hassani. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 16, p. 210–223, 2023. DOI: 10.20396/eha.16.2022.4998. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4998. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

Em um mundo contemporâneo saturado por confrontos, pode a arte contribuir para o pensar crítico sobre direitos por vezes esquecidos e reconfigurar ações? Pretendemos discutir questões atreladas a direitos das mulheres e outros direitos humanos, analisando obras da artista Shamsia Hassani; ligadas a um Afeganistão em conflito. Por meio de estudo de caso, efetuamos uma pesquisa qualitativa exploratória. A capacidade da arte de contestar e fazer emergir questões relacionadas ao respeito em um mundo plural, abre espaço para a exteriorização da importância em garantir condições para a concretização da dignidade humana, convergindo, portanto, com objetivos ligados à órbita dos direitos humanos.

https://doi.org/10.20396/eha.16.2022.4998
PDF

Referências

CREATORS. Kabul's Female Graffiti Master: the Creators Project Meets Shamsia Hassani, 07 mar. 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FsJc8li48Dc. Acesso em 25 out. 2022.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, [s. l.], p. 206–219, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15454. Acesso em: 29 jul. 2022.

FARIAS; ANJOS. Há sempre um copo de mar para um homem navegar. In: Catálogo 29a. Bienal de São Paulo. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2010. Disponível em: https://issuu.com/bienal/docs/29a-catalogo-pt/235. Acesso em: 29 jul. 2022.

FLORES, Joaqui?n. A (re) invenção dos direitos humanos. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2009.

GHANI; FISKE. ‘Art is my language’: Afghan cultural production challenging Islamophobic stereotypes. Journal of Sociology, [s.l], v. 56(1) 115–129, [2019] 2020. p. 115-129. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/epub/10.1177/1440783319882536. Acesso em: 11 set. 2022.

GORSDORF, Leandro. Direitos Humanos e Arte: diálogos possi?veis para uma Episteme. In: SILVA, Eduardo; GEDIEL, José Anto?nio; TRAUCZYNSKI, Silvia (Org.). Direitos humanos e poli?ticas públicas. Curitiba: Universidade Positivo. 2014. p. 51-66.

HAMMER MUSEUM. Shamsia Hassani. 2016. Disponível em: https://hammer.ucla.edu/artist-residencies/2016/shamsia-hassani. Acesso em: 25 jul. 2022.

KUMAR, Ruchi. ‘We planted a seed’: the Afghan artists who painted for freedom. The Guardian. London, 23 out. 2021. Disponi?vel em: https://amp.theguardian.com/global-development/2021/oct/23/we-planted-a-seed-the-afghan-artists-who-painted-for-freedom. Acesso em: 29 jul. 2022.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração e Programa de Ação de Viena, 1993. Portal de Direito Internacional. Disponi?vel em: https://www.oas.org/dil/port/1993%20Declarac?a?o%20e%20Programa%20de%20Acc?a?o%20adoptado%20pela%20Confere?ncia%20Mundial%20de%20Viena%20sobre%20Direitos%20Humanos%20em%20junho %20de%201993.pdf. Acesso em 25 out. 2022.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948. Disponível em: https://www.ohchr.org/sites/default/files/UDHR/Documents/UDHR_Translations/por.pdf. Acesso em: 14 fev. 2023.

PIOVESAN, Fla?via. A Proteção Internacional dos Direitos Humanos das Mulheres. R. EMERJ. Rio de Janeiro, v. 15, n. 57 (Edic?a?o Especial), p. 70-89, jan.-mar. 2012. Disponível em: https://www.emerj.tjrj.jus.br/revistaemerj_online/edicoes/revista57/revista57_70.pdf. Acesso em: 29 jul. 2022.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução: Mônica Costa Netto. São Paulo: EXO experimental org/Editora 34, 2005.

SAID, Edward. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. Tradução: Tomás Rosa Bueno. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

STREET ART BIO, Shamsia Hassani. Interview : Shamsia Hassani, 2016. Disponível em: https://www.streetartbio.com/artists/shamsia-hassani/. Acesso em: 10 out. 2022.

SALEEM, Tahmina; WAHIDY, Farzana. Trailblazing women of Kabul, Afghanistan – a photo essay. The Guardian. London, 8 abr. 2019. Disponi?vel em: https://www.theguardian.com/world/2019/apr/08/trailblazing-women-of-kabul-afghanistan-a-photo-essay. Acesso em: 29 jul. 2022.

WORLD ECONOMIC FORUM. Global Gender Gap Report 2021. Geneva, Switzerland. 2021. Disponi?vel em: https://www3.weforum.org/docs/WEF_GGGR_2021.pdf. Acesso em 29 jul. 2022.

WORLD ECONOMIC FORUM. Global Gender Gap Report 2022. Geneva, Switzerland.2022. Disponi?vel em: https://www3.weforum.org/docs/WEF_GGGR_2022.pdf. Acesso em 29 jul. 2022.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Carolina Rezende

Downloads

Não há dados estatísticos.