Resumo
A comunicação origina-se da compreensão da mentalidade coletiva britânica originária do início dos anos 70, com pactos “satânicos” envolvendo significações que desafiam os limites da realidade. Em consonância com um período de intensa produção cinematográfica da indústria britânica, particularmente no campo do cinema de horror, a temática começa a ser abordada. As representações das figuras preternaturais conquistam tamanha proporção que criam novas regras de construção do tema. Com a discussão dos filmes Dracula A.D. 1972 e The Satanic Rites of Dracula, mapeia-se a confluência de ideias presentes no pensamento coletivo, suas representações e re-imaginações no campo do cinema britânico.
Referências
COOPER, Ian. Frightmares: A History of British Horror Cinema. Liverpool: Auteur Publishing, 2016. 215p.
ELLIS, Bill. Rising the Devil: Satanism, New Religions and the Media. Kentucky: The University Press of Kentucky, 2000.
FONTAINE, J. S. La. Speak of the Devil: Tales of Satanic Abuse in Contemporary England. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
FORSHAW, Barry. British Gothic Cinema. Reino Unido: Palgrave Macmilan UK. 2013.
LORD, Evelyn. The Hellfire Clubs: Sex, Satanism and Secret Societies. EUA: Yale University Press, 2008. 256p.
NEWLAND, Paul. The Grateful Un-Dead: Count Dracula and the Transnational Counterculture in Dracula A.D. 1972 (1972). In: Draculas, Vampires, and Other Undead Forms Essays on Gender, Race and Culture. Orgs: BROWNING, John Edgar. PICART, Caroline Joan (Kay). Plymouth: The Scarecrow Pres, Inc.
RICHARDSON, James T. The Satanism Scare. Londres: Routledge, 1991.
VICTOR, Jeffrey S. Satanic Panic: the creation of a contemporary legend. Chicago: Open Court, 1993.
Filmes
Dracula A.D. 1972 (Drácula no Mundo da Minissaia). Alan Gibson. UK: Hammer Film Productions, 1972. 96 min.
The Satanic Rites of Dracula (Drácula Tem Sede de Sangue). Alan Gibson. UK: Hammer Film Productions, 1973, 87 min.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Ana Carolina Dias Florindo