As paisagens brasileiras de Marianne North e o conceito Pré-rafaelita de “fidelidade à natureza”
PDF

Palavras-chave

Paisagem
Pré-rafaelitas
Marianne North
Arte britânica
Artistas viajantes

Como Citar

WILKES, Robert. As paisagens brasileiras de Marianne North e o conceito Pré-rafaelita de “fidelidade à natureza”. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 16, p. 373–386, 2023. DOI: 10.20396/eha.16.2022.5014. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/5014. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

As contribuições de artistas Pré-rafaelitas para o gênero paisagem na arte britânica do século XIX foram reconhecidas pelos historiadores da arte. Paisagens Pré-rafaelitas dos anos de 1850 são definidos por sua especificidade intensa, retratando todos os detalhes de natureza, e frequentemente pintado ao ar livre. A pintura Marianne North, que admirava as obras de Holman Hunt e Edward Lear, e mencionou pinturas Pré-rafaelitas no seu diário e memórias, aplicava esse estilo detalhado quando viajou ao Brasil de 1872 a 1873 para pintar suas paisagens, plantas e flores. O resultado era uma visão pintada do Brasil mais “fiel à natureza” do que exemplos anteriores por artistas britânicos. No ano 1882, uma galeria dedicada às obras de North abriu no Royal Botanic Gardens (os Jardins Botânicos Real), Londres, que ainda existe hoje: a Marianne North Gallery. Um objetivo desta pesquisa geralmente é criar uma ponte entre as histórias da arte do Brasil e do Reino Unido.

https://doi.org/10.20396/eha.16.2022.5014
PDF

Referências

BANDEIRA, Julio. A viagem ao Brasil de Marianne North, 1872–1873. Rio de Janeiro: Sextante, 2012.

BARRINGER, Tim. Reading the Pre-Raphaelites. 2a edição. New Haven, CT: Yale University Press, 2012.

BETHELL, Leslie (org.). Charles Landseer: desenhos e aquarelas de Portugal e do Brasil, 1825–1826. Rio de Janeiro: Instituto Moreira Salles, 2010.

BLUNT, Wilfred. In for a Penny: A Prospect of Kew Gardens. Londres: Hamish Hamilton, 1978.

GLADSTON, Lynne Helen. The hybrid work of Marianne North in the context of nineteenth-century visual practice(s). Tese de doutorado, Universidade de Nottingham, 2012.

MILLARD, Tanya, et al. The conservation of 830 oil paintings on paper by Marianne North. Journal of the Institute of Conservation, v. 32, n. 2 (2011), p. 159–72.

NORTH, Marianne. Recollections of a Happy Life, Being the Autobiography of Marianne North. Londres: Macmillan and Co., 1894.

STALEY, Allen. The Pre-Raphaelite Landscape. 2a edição. New Haven, CT: Yale University Press, 2001.

STALEY, Allen; NEWALL, Christopher. Pre-Raphaelite Vision: Truth to Nature. Londres: Tate Publishing, 2004.

SYMONDS, Catherine (org.). Some Further Recollections of a Happy Life, Selected from the Journals of Marianne North, Chiefly Between the Years 1859 and 1869. Londres: Macmillan and Co., 1893.

TOWNSEND, Joyce, H.; RIDGE, Jacqueline; HACKNEY, Stephen. Pre-Raphaelite Painting Techniques: 1848–56. Londres: Tate Publishing, 2004.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Robert Wilkes

Downloads

Não há dados estatísticos.