Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar brevemente seis obras do artista italiano Antonio Ferrigno (1863-1940): A Florada, A Colheita, O Terreiro, O Lavadouro, O Beneficiamento e Café. As obras datam de 1903, fazem parte do acervo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo e representam a produção do café no interior paulista durante o início do século XX, quando a crise de sua superprodução já demonstrava os primeiros indícios. Essas paisagens não foram a primeira vez que o artista representou a temática do café, mas podemos traçar algumas diferenças entre aquelas produzidas no final do século XIX, sendo esta uma das questões comentadas neste artigo.
Referências
BIGNARDI, Massimo; FIORILLO, Ada Patrizia. I Pittori di Maiori: Artisti della Costa d’Amalfi tra XIX e XX secolo. Amalfi: Centro di Cultura Amalfitana, 2005.
CHIAVARI, Maria Pace. Vistas das fazendas de café encomendadas ao pintor Facchinetti e utilizadas como propaganda nas exposições do produto. In: Anais do Museu Histórico Nacional. Rio de Janeiro. v. 53. p. 77-96. 2020.
MARQUESE, Rafael de Bivar. A paisagem da cafeicultura na crise da escravidão: as pinturas de Nicolau Facchinetti e Georg Grimm. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, [S. l.], n. 44, p. 55-76, 2007.
MOTA, Paula de Brito. A cidade de São Paulo de 1870 a 1930: café, imigrantes, ferrovia, indústria. 2007. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2007.
MOYSÉS, Stefanie Clarice Ramos. Iconografia Paulistana: um estudo das pinturas "Rua 25 de Março", de Antonio Ferrigno. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Bacharelado em História da Arte) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022.
NOGUEIRA, Manuela Henrique. Georgina de Albuquerque: trabalho, gênero e raça em representação. 2016. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Estudos Brasileiros, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
TARASANTCHI, Ruth Sprung. Antonio Ferrigno: 100 anos depois. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2005.
TRENTO, Angelo. Do Outro Lado do Atlântico: um século de imigração italiana no Brasil. Livraria Nobel: São Paulo, 1989.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Stefanie Clarice Ramos Moysés