Resumo
A pesquisa tem como foco central o samba, na perspectiva do patrimônio cultural e da produção de redes educativas, tomando como referência sua inscrição no Livro de Registro do Instituto do Patrimônio Artístico Nacional/IPHAN, em 2007, solicitado pelo Centro Cultural Cartola. Acerca do objeto de pesquisa, são abordados e estudados os conceitos de identidades, ancestralidade, territorialidade, patrimônio e educação emancipatória. Esses conceitos dialogam, intimamente, com o samba e seus sujeitos. Devido à sua imaterialidade, o samba apresenta uma dinâmica de ocupação, resistência e estratégia política, tanto de sobrevivência às ausências de políticas públicas, quanto de reinvenção dos cenários cotidianos. Neste sentido, a Lei 10.639/03 que deve garantir a práxis da cultura afro-brasileira nas escolas, apresenta dificuldades na sua funcionalidade. Logo, se a escola não consegue ser o principal espaço de debate como se dá a construção destas identidades? Buscamos investigar o processo epistemológico, de formação identitária e tessitura de saberes/conhecimentos a partir das trocas fomentadas pela festa do samba.
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