O artista negro em representação
PDF

Palavras-chave

Benedito José Tobias
Retrato de artista
Representação
Artista negro

Como Citar

TAVARES, Thayná da Silva. O artista negro em representação: o retrato de Benedito José Tobias (1894-1963?). Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 16, p. 345–358, 2023. DOI: 10.20396/eha.16.2022.5013. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/5013. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

Para além da tradicional indagação acerca da maneira com que determinado artista foi representado, – seja por ele mesmo num autorretrato, ou num retrato feito por outro artista –, partimos do questionamento quanto às ambiguidades que a sociedade brasileira exibia e ainda exibe para com essas figuras, isto é, artistas negros e mestiços. Objetivamos, em suma, tecer reflexões quanto à prática de representação de artistas para compreender como um artista negro era representado, e assim investigar suas estratégias enquanto artista. Para tal, tomamos em específico o retrato do artista Benedito José Tobias, realizado por Armando Balloni.

https://doi.org/10.20396/eha.16.2022.5013
PDF

Referências

AQUINO GOMES, Natália Cristina de. Três retratos em um retrato: No ateliê, de Arthur Timótheo da Costa. ANAIS DO MUSEU PAULISTA, São Paulo, Nova Série, vol. 28, p. 3, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-02672020v28e55. Acesso em: 05 jan 2023.

AQUINO GOMES, Natália Cristina de. Retrato de artista no ateliê: a representação de pintores e escultores pelos pincéis de seus contemporâneos no Brasil (1878-1919). Dissertação (mestrado em História da Arte) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História da Arte, Guarulhos, 2019. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51953. Acesso em: 10 jan 2023.

BULHÕES, M. A. Considerações sobre o sistema das Artes Plásticas. Revista de Artes Visuais, Porto Alegre,[S. l.], v. 2, n. 3, 2012. DOI: 10.22456/2179-8001.27406. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/PortoArte/article/view/27406. Acesso em: 15 jan 2023.

CAETANO, Renata Oliveira. MURILO MENDES POR FLÁVIO DE CARVALHO: Relações intelectuais através de retratos. 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1939. Acesso em 28 jan 2023

CAVALCANTI, Ana Maria Tavares. A imagem do artista: os casos de Antonio Parreiras e Eliseu Visconti. In: Trabalho de artista: imagem e autoimagem (1826-1929). Fernanda Pitta, curadoria. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2018, p. 51-57. Disponível em: https://www.academia.edu/46869077/A_imagem_do_artista_os_casos_de_Antonio_Parreiras_e_Eliseu_Visconti. Acesso em: 26 jan 2023

CHRISTO, M.C.V. Retratos de grupos de artistas no Brasil: as obras de Arthur Timótheo da Costa e Angelo Bigi. MODOS. Revista de História da Arte. Campinas, v. 3, n. 2, p. 103-124, mai. 2019. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/mod/article/view/4192?. Acesso em: 02 jan 2023

FREITAS, João de Paulo de. Retratos e Autorretratos de Artistas: Algumas Considerações e Possibilidades de Leitura. Transverso, ano 6, n. 6, dezembro 2018, p. 20. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/transverso/article/view/4006/2176. Acesso em: 07 jan 2023

SILVA, M. do C. C. da. Imagem e autoimagem: O trabalho de artista. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 290–295, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8662984. Acesso em: 15 jan 2023.

SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Mulheres Modernistas: estratégias de consagração na arte brasileira. Tese de Livre Docência em Sociologia da Arte, Instituto de Estudos Brasileiros, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018, p. 37.

SOUZA, Simone de Oliveira. Irmãos Timotheo da Costa: Estudo da Coleção do Museu Afro Brasil. 2020. Dissertação (mestrado em História da Arte). Escola de Filosofia, Letras e Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2020. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61000. Acesso em: 9 jan 2023

VIANA, Morgana Souza. Anita Malfatti retratista : viver de arte na São Paulo dos anos 1930-1940. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos Brasileiros) - Instituto de Estudos Brasileiros, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-10022021-180131/pt-br.php. Acesso em: 26 jan 2023

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Thayná da Silva Tavares

Downloads

Não há dados estatísticos.