Resumo
O objetivo do texto é apresentar como o debate acerca dos museus de arte ocorre no Brasil entre as décadas de 1960 e 1970, ao enfatizar as ideias de agentes importantes na crítica de arte brasileira, que dedicaram parte de sua obra a pensar os museus de arte, são eles: Mário Pedrosa, Frederico Morais e Walter Zanini. Toma-se como principal ponto de discussão as reflexões destes autores acerca da relação entre arte experimental e museus e suas implicações na reavaliação da noção e do papel dos museus de arte em relação à produção artística contemporânea.
Referências
ALVES, Cauê. O pensamento de Mário Pedrosa sobre museus. In: Aurora, n. 42, v. 14, out./dez. 2021, São Paulo, p. 51-70. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/aurora/article/view/55874. Acesso em: 10 dez. 2022.
GOGAN, Jessica; MORAIS, Frederico. Domingos da criação: uma coleta poética do experimental em arte e educação. Rio de Janeiro: Instituto MESA, 2017.
LOPES, Fernanda. Área Experimental: lugar, espaço e dimensão do experimental na arte brasileira dos anos 1970. São Paulo: Prestígio Editorial, 2013. Disponível em: https://mam.rio/wp-content/uploads/2020/04/Area-experimental_site.pdf. Acesso em 26 dez. 2022.
MAGALHÃES, Ana Gonçalves. Mário Pedrosa, Walter Zanini e o projeto do MAC para USP. Folder da exposição Visões da Arte no Acervo do MAC USP 1900 – 2000. São Paulo: MAC-USP, 2016. Disponível em: http://www.mac.usp.br/mac/expos/2016/visoes/curadoria.html#10. Acesso em: 17 nov. 2022.
MORAIS, Frederico. Plano-piloto da futura cidade lúdica. In: GOGAN, Jessica; MORAIS, Frederico. Domingos da criação: uma coleção experimental em arte e educação. Rio de Janeiro: Instituto Mesa, 2017, p. 269-271.
PEDROSA, Mário. Arte experimental e museus. In: ARANTES, Otília (org.). Política das artes: Mário Pedrosa. Textos escolhidos I. São Paulo: Edusp, 1995, p. 285-309.
PONTUAL, Roberto. O museu em questão. In: PUCU, Izabela; MEDEIROS, Jacqueline (org.). Roberto Pontual: obra crítica. Rio de Janeiro: Azougue, 2013, p. 279-286.
PUCU, Izabela. Mário Pedrosa: imaginação instituinte, museus e pós-modernidade. In: PUCU, Izabela; VILLAS BÔAS, Glaucia; PEDROSA, Quito (org.). Mário Pedrosa atual. Rio de Janeiro: Instituto Odeon, 2019, p. 441-470. Disponível em: https://museudeartedorio.org.br/wp-content/uploads/2019/12/mario-pedrosa-atual.pdf. Acesso em: 14 fev. 2023.
SOMMER, Michele. Furor da margem. In: REZENDE, Renato. Arte contemporânea brasileira (2000-2020): agentes, redes, ativações, rupturas. São Paulo: Circuito/Hedra, 2021, p. 407-434.
ZANINI, Walter. Colóquio de museus em Bruxelas. O Estado de São Paulo, São Paulo, ano 14, n. 661, 21 fev. 1970. Suplemento literário, p. 01. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/098116x/4019. Acesso em: 26 dez. 2022.
ZANINI, Walter. O novo comportamento do Museu de Arte Contemporânea. In: FREIRE, Cristina (org.). Walter Zanini: escrituras críticas. São Paulo: Annablume; MAC USP, 2013, p. 120-122.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Rafael da Silva