Um fidalgo florentino
PDF

Palavras-chave

Allori
Renascimento
Retrato
Medici
MASP

Como Citar

SIMÕES, J. A. Um fidalgo florentino: Allori e Piero de Medici no MASP. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 16, p. 303–316, 2023. DOI: 10.20396/eha.16.2022.5008. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/5008. Acesso em: 29 fev. 2024.

Resumo

Alessandro Allori foi um dos principais pintores oficiais da corte de Florença no período do Ducado da Toscana, que se inicia com Cosimo I de Medici. Allori foi o discípulo de maior destaque de Agnolo Bronzino, um dos mestres do chamado Maneirismo italiano. No Brasil, conhecidos publicamente, há dois quadros atribuídos a Allori e ateliê, ambos em São Paulo. Um está no acervo da Fundação Ema Klabin. O outro é O Retrato de um Fidalgo Florentino (Piero de Medici?), que se encontra no Museu de Arte de São Paulo (Masp). A pesquisa tem por objetivo discutir a atribuição a Allori e ateliê e a identificação do personagem retratado como sendo um dos membros da família Medici.

https://doi.org/10.20396/eha.16.2022.5008
PDF

Referências

ARGAN, Giulio Carlo. Imagem e Persuasão: Ensaios sobre o Barroco. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2004.

ARGAN, Giulio Carlo. História da Arte Italiana. Volume 3 – De Michelangelo ao Futurismo. São Paulo: Editora Cosac & Naify, 2003.

BARDI, Pietro Maria. Catálogo das pinturas, esculturas e tapeçarias. São Paulo. Masp, 1963.

BENTIVEGNA, Ferruccia Cappi. Abbigliamento e costume nella pittura italiana: Rinascimento. Roma: Carlo Bestetti, Edizioni d’Arte, 1962.

BURCKHARDT, Jacob. O Retrato na Pintura Italiana do Renascimento. Campinas: Editora Unicamp, 2012.

CASTELNUOVO, Enrico. Retrato e Sociedade na Arte Italiana. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

CASTIGLIONE, Baldassare. O Cortesão. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

DELLA CASA, Giovanni. Galateo ou Dos Costumes. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FERNANDES, Cássio. Introdução. In BURCKHARDT, Jacob. O Retrato na Pintura Italiana do Renascimento. Campinas: Editora Unicamp, 2012.

FERNANDES, Cássio. Retrato de Dama Florentina, de Alessandro Allori, na Coleção Ema Klabin. In COSTA, Paulo Freire (org.). A Coleção Ema Klabin. 1ª edição. São Paulo: Fundação Cultural Ema Gordon Klabin, 2017, págs. 87 - 99.

LOBELLO, Marino; HOSSAKA, Luiz. Catálogo do Museu, Volume 01 - Arte Italiana - Península Ibérica - Europa Central. São Paulo: Prêmio Editorial, 2008.

MARQUES, Luiz. Catálogo do Museu Volume - Arte Italiana. São Paulo: Prêmio Editorial, 1998.

MCCOMB, Arthur. Agnolo Bronzino - His Life and Works. Massachusetts: Harvard University Press, 1928.

NASCIMENTO, Sarah Maria de Godoy Costa. Dama Florentina: um estudo do retrato na sociedade de corte do Renascimento. 2019. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Guarulhos, 2019. Disponível em https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60037. Acesso em: 25 janeiro 2023.

PEDROSA, Adriano. ESMERALDO, Eugênia Gorini. TOLEDO, Tomás. MIGLIACCIO, Luciano. Arte da Itália: de Rafael a Ticiano. Catálogo de Exposição, de 26 de junho a 4 de outubro de 2015. São Paulo: Masp, 2015.

PILLIOD, Elizabeth. Pontormo, Bronzino, Allori: A Genealogy of Florentine Art. New Haven: Yale University Press, 2001.

PILLIOD, Elizabeth. Bronzinos’s household. Burlington Magazine Vol. 134, No. 1067 Feb., 1992. Pags. 92-100. Disponível em https://www.jstor.org/stable/884993. Acesso em: 25 janeiro 2023.

SHEARMAN, John. O Maneirismo. São Paulo: Editora Cultrix e Editora da Universidade de São Paulo, 1967.

VASSARI, Giorgio. Delle vite de piu eccellenti pittori, scultori et architettori. Secondo, el ultimo volume della terza parte, nel quale si comprendano le nuove Vite, dall’anno 1550 al 1567. Florença: Apresso i Givti, 1567. Disponível em https://archive.org/details/levitedepiveccel03vasa. Acesso em: 25 janeiro 2023.

WARBURG, Aby. A renovação da Antiguidade pagã: contribuições científico culturais para a história do renascimento europeu. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Janaína Angélica Simões

Downloads

Não há dados estatísticos.