Resumo
O presente artigo discute as conexões entre Guatemala e a Polônia através das obras de Magdalena Abakanowicz e Regina José Galindo, duas artistas cujo trabalho pode ser observado pelo viés da dor e do trauma originados de conflitos políticos violentos e suas aproximações através do exercício de alteridade oferecido por seus trabalhos. As artistas convocam o público a especularem quem são os algozes, as vítimas ou, ainda, a se colocarem como os violadores, em um confronto com a miséria humana na criação de testemunhos visuais que tensionam os limites estabelecidos entre corpo e lugar.
Referências
ABAKANOWICZ, Magdalena. Fate and Art: Monologue. Milão: Skira Editore, 2008.
ABAKANOWICZ, Magdalena. Magdalena Abakanowicz: Writings and Conversations. Edited by Mary Jane Jacob and Jenny Dally. Milão: Skira Editore, 2022.
BARTELIK, Marek. Magdalena Abakanowicz. Art Forum. November, 1993, V. 32, nº. 3.
BUCHLOH, Benjamin H. D.; FOSTER, Hal; KRAUSS, Rosalind; BOIS, Yve-Alain. Art since 1900. Modernism, antimodernism, postmodernism. London: Thames e Hudson, 2016,
INGLOT, Joanna. The figurative sculpture of Magdalena Abakanowicz: bodies, environments, and myths. Berkeley: University of California Press, 2004.
ABAKANOWICZ, Magdalena, HALLMARK, John, JACOB, Mary Jane, REICHARDT, Jasia. Magdalena Abakanowicz. Nova Iorque: Abbeville Press, 1982.
GALINDO, Regina José. Conversa com Regina José Galindo: “Não sou uma mulher vulnerável”. Entrevista concedida à Judith Waldmann. Revista C & América Latina - Institut für Auslandsbeziehungen. 9 de mar. 2018. Online. Disponível em: https://amlatina.contemporaryand.com/pt/editorial/regina-jose-galindo/. Acesso em: 17 de jan. de 2023.
GUEVARA, Alba Estela Maldonado (Org.). Feminicidio en Guatemala: crímenes contra la humanidad. Investigación Preliminar. Bancada de la Unidad Revolucionaria Nacional Guatemalteca del Congreso de la Republica de Guatemala: Guatemala, 2005.
HONESKO, Vinícius, KAMINSKI, Rosane, SEREZA, Luiz Carlos (orgs.) Arte e Violências. São Paulo: Intermeios, 2020.
NOCHLIN, Linda. Why Have There Been No Great Women Artists? In: Woman in Sexist Society: Studies in Power and Powerlessness. Editado por Vivian Gornick e Barbara K. Moran. Nova Iorque: Basic Books, 1971.
REICHARDT, Jasia. Magdalena Abakanowicz. Textile, v.16, n. 4, p. 386-395, 2018.
ROSE, Barbara. Magdalena Abakanowicz. Nova Iorque: Harry N. Abrams, 1994.
PIOTROWSKI, Piotr. In the Shadow of Yalta: Art and the Avant-garde in Eastern Europe, 1945-1989. Londres: Reaction Books, 2009.
PIVAK, G.C. Can the Subaltern Speak? In: ASHCROFT, B, GRIFFITHS, G; TIFFIN, H. (orgs). The Post-Colonial Studies Reader. London: Routledge, 1995.
STAPEN, Nancy. Magdalena Abakanowicz. Art Forum. January, 1984, V. 22, nº. 5.
VIII BIENAL DE SÃO PAULO. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1965 [Catálogo geral da exposição].
Sites
Site oficial da artista Regina josé Galindo
https://www.reginajosegalindo.com/en/home-en/
Site oficial da Documenta 14
http://www.documenta14.de/en/.
SIPRI Yearbook 2017. Armaments, Disarmament and Internacional Security. Stockholm International Peace Research Institute
https://www.sipri.org/sites/default/files/2017-09/yb17-summary-eng.pdf.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Camila Nader Martins