Resumo
O presente texto objetiva traçar uma tipologia da pintura de carne na obra de Adriana Varejão (1964), principalmente em diálogo com questões teóricas abertas pela noção de encarnado em Georges Didi-Huberman (1953). Frente à carne do charque, aculturada e comestível, produzida para a série Ruínas de Charque (2001-), investiga-se a série Línguas e Cortes (1998-), carne rasgada, sanguinolenta e semelhante, em chave mimética, a um corpo rompido pela violência do mundo. Nesse sentido, interroga-se a plástica da artista, num recorte das referidas séries, a partir do contraponto entre interior e exterior, superfície e profundidade ou ainda dissimulação de um corpo na pintura.
Referências
BENJAMIN, Walter. Origem do drama trágico alemão. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
DAMISCH, Hubert. Fenêtre jaune cadmium ou les dessous de la peinture. Paris: Éditions du seuil, 1984.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A pintura encarnada. São Paulo: Escuta, 2012.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem. São Paulo: Editora 34, 2017.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Phasmes. Essais sur l’apparition. Paris: Éditions du Minuit, 1998.
DIDI-HUBERMAN, Georges. L’image ouverte. Paris: Gallimard, 2007.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2018.
HERKENHOFF, Paulo. “Pintura/Satura”. Adriana Varejão. São Paulo: Galeria Camargo Vilaça,1996; reeditado em Imagens de Troca, Lisboa: Instituto de Arte Contemporânea, 1998, p. 1-7. Disponível em: http://www.adrianavarejao.net/media/textos/herkenhof_pintura_sutura.pdf
HERKENHOFF, Paulo. Adriana Varejão, da China Brasil. Galeria, ano 7, n.º 31, 1992. Disponível em: https://icaa.mfah.org/s/en/item/1111261#?c=&m=&s=&cv=&xywh=-1116%2C0%2C3930%2C2199
HERKENHOFF, Paulo. Saunas, 2005. Adriana Varejão. Chambre d’échos/Câmara de Ecos. Fondation Cartier pour l’art contemporain/Actes Sud, 2005, p. 1-5.
HERKENHOFF, Paulo. Glória!, o grande caldo. Adriana Varejão. São Paulo: Takano Editora Gráfica, 2001, p. 1-5.
HUCHET, Stéphane. Passos e caminhos de uma teoria da arte. In: DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2018, p. 7-23.
HUCHET, Stéphane (Org.). Prefácio. Fragmentos de uma Teoria da Arte. São Paulo: EDUSP, 2012, p. 33-60.
MARIN, Louis. Détruire la peinture. Paris: Flammarion, 1977.
MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO. Adriana Varejão: Histórias às margens. Texto Adriano Pedrosa. São Paulo: 2013.
NIETZSCHE, Friedrich. Sobre a utilidade e a desvantagem da história para a vida. Segunda consideração extemporânea. São Paulo: Hedra, 2017.
PINACOTECA DE SÃO PAULO; VOLZ, Jochen. Suturas, Fissuras, Ruínas. Texto de Volz Jochen. Editora da Pinacoteca de São Paulo: São Paulo, 2022.
SANTIAGO, Silviano. A ficção contemporânea e visionária de Adriana Varejão. Entre carnes e mares. (Org. Isabel Diegues). Rio de Janeiro: Cobogó, 2009, p. 73-83.
SARDENBERG, Ricardo. Arte contemporânea no século XXI. 10 brasileiros no circuito internacional. Rio de Janeiro: Editora Capivara, 2011.
SCHWARCZ, Lilia Moritz; VAREJÃO, Adriana. Pérola Imperfeita. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Adriel Dalmolin Zortéa