Sobre carne na plástica de Varejão
PDF

Palavras-chave

Adriana Varejão
Arte contemporânea no Brasil
Ruínas de Charque
Encarnado
Georges Didi-Huberman

Como Citar

ZORTÉA, Adriel Dalmolin. Sobre carne na plástica de Varejão. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 16, p. 387–397, 2023. DOI: 10.20396/eha.16.2022.5015. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/5015. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O presente texto objetiva traçar uma tipologia da pintura de carne na obra de Adriana Varejão (1964), principalmente em diálogo com questões teóricas abertas pela noção de encarnado em Georges Didi-Huberman (1953). Frente à carne do charque, aculturada e comestível, produzida para a série Ruínas de Charque (2001-), investiga-se a série Línguas e Cortes (1998-), carne rasgada, sanguinolenta e semelhante, em chave mimética, a um corpo rompido pela violência do mundo. Nesse sentido, interroga-se a plástica da artista, num recorte das referidas séries, a partir do contraponto entre interior e exterior, superfície e profundidade ou ainda dissimulação de um corpo na pintura.

https://doi.org/10.20396/eha.16.2022.5015
PDF

Referências

BENJAMIN, Walter. Origem do drama trágico alemão. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

DAMISCH, Hubert. Fenêtre jaune cadmium ou les dessous de la peinture. Paris: Éditions du seuil, 1984.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A pintura encarnada. São Paulo: Escuta, 2012.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem. São Paulo: Editora 34, 2017.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Phasmes. Essais sur l’apparition. Paris: Éditions du Minuit, 1998.

DIDI-HUBERMAN, Georges. L’image ouverte. Paris: Gallimard, 2007.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2018.

HERKENHOFF, Paulo. “Pintura/Satura”. Adriana Varejão. São Paulo: Galeria Camargo Vilaça,1996; reeditado em Imagens de Troca, Lisboa: Instituto de Arte Contemporânea, 1998, p. 1-7. Disponível em: http://www.adrianavarejao.net/media/textos/herkenhof_pintura_sutura.pdf

HERKENHOFF, Paulo. Adriana Varejão, da China Brasil. Galeria, ano 7, n.º 31, 1992. Disponível em: https://icaa.mfah.org/s/en/item/1111261#?c=&m=&s=&cv=&xywh=-1116%2C0%2C3930%2C2199

HERKENHOFF, Paulo. Saunas, 2005. Adriana Varejão. Chambre d’échos/Câmara de Ecos. Fondation Cartier pour l’art contemporain/Actes Sud, 2005, p. 1-5.

HERKENHOFF, Paulo. Glória!, o grande caldo. Adriana Varejão. São Paulo: Takano Editora Gráfica, 2001, p. 1-5.

HUCHET, Stéphane. Passos e caminhos de uma teoria da arte. In: DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2018, p. 7-23.

HUCHET, Stéphane (Org.). Prefácio. Fragmentos de uma Teoria da Arte. São Paulo: EDUSP, 2012, p. 33-60.

MARIN, Louis. Détruire la peinture. Paris: Flammarion, 1977.

MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO. Adriana Varejão: Histórias às margens. Texto Adriano Pedrosa. São Paulo: 2013.

NIETZSCHE, Friedrich. Sobre a utilidade e a desvantagem da história para a vida. Segunda consideração extemporânea. São Paulo: Hedra, 2017.

PINACOTECA DE SÃO PAULO; VOLZ, Jochen. Suturas, Fissuras, Ruínas. Texto de Volz Jochen. Editora da Pinacoteca de São Paulo: São Paulo, 2022.

SANTIAGO, Silviano. A ficção contemporânea e visionária de Adriana Varejão. Entre carnes e mares. (Org. Isabel Diegues). Rio de Janeiro: Cobogó, 2009, p. 73-83.

SARDENBERG, Ricardo. Arte contemporânea no século XXI. 10 brasileiros no circuito internacional. Rio de Janeiro: Editora Capivara, 2011.

SCHWARCZ, Lilia Moritz; VAREJÃO, Adriana. Pérola Imperfeita. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Adriel Dalmolin Zortéa

Downloads

Não há dados estatísticos.