Resumo
Neste artigo, apresento dois trabalhos performativos desenvolvidos por Ayrson Heráclito (1968-): Sem Título (Sacudimento da Estação Pinacoteca) e Bori. Tais produções foram elaboradas com base em conceitos ligados às vivências em Comunidades Tradicionais de Terreiro (CTTro), como o tempo espiralar, e apresentam características rituais, seja pela presença do corpo, objetos sagrados ou de práticas específicas, como é o caso do sacudimento. Sendo assim, busco nas epistemologias de terreiros — terminologia defendida e sistematizada por Sidnei Nogueira —, sobretudo de matrizes banto e iorubá, pistas para possíveis ferramentas de análise teórico-crítica destas produções. Considerando as lacunas provocadas pelo histórico de racismo religioso no Brasil, país com feridas coloniais abertas, e a prática do epistemicídio ainda assentada na ciência, compreendo o processo de pesquisa aqui descrito como uma oportunidade de sustentar a importância da defesa de tais epistemes para o pensamento sobre produções artísticas nesta linha, a passo que tal formulação teórica seja desenvolvida por pessoas viventes em terreiros, como Leda Maria Martins, Sidnei Nogueira e Luiz Rufino.
Referências
ANTONACCI, Célia Maria. Apontamentos da arte africana e afro-brasileira contemporânea: políticas e poéticas. São Paulo: Invisíveis Produções, 2021.
HERÁCLITO, Ayrson. Os Sacudimentos: A reunião das margens atlânticas (Conferência virtual). Estúdio ANPAP 2021 - (Re)Existências. Youtube, 29 de setembro de 2021. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=4WA5huL-76w&t=2s&ab_channel=EST%C3%9ADIOANPAP2021-%28RE%29EXIST%C3%8ANCIAS.
NOGUEIRA, Sidnei. Intolerância religiosa. Editora Jandaíra, 2019.
MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar: poéticas do corpo-tela. Editora Cobogó, 2021.
PINACOTECA DE SÃO PAULO. Ayrson Heráclito: Yorùbáiano (Catálogo de Exposição). São Paulo: Pina_, 2022.
RUFINO, Luiz. Pedagogia das Encruzilhadas. Editora Mórula, 2019.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Ana Lúcia Lucchese