Resumo
Apresentação da pesquisa que está sendo desenvolvida referente a produção da Talha retabular do século XIX no Estado de São Paulo, especificamente sobre os retábulos caracterizados regularmente como talha híbrida entre o estilo Rococó e Neoclássico. Entrever a ocorrência e frequência dos elementos da composição, da estrutura e ornamentação por meio de análises comparativas é o instrumento que nos guia para possível compreensão dos prolongamentos, das mudanças e das soluções artísticas empregadas ao longo do século XIX.
Referências
BAILEY, Gauvin Alexander. The Andean Hybrid Baroque: convergent cultures in the churches of Colonial Peru. Notre Dame, Indiana: University of Notre Dame Press, 2010.
CARDOSO, Silvana Meirielle. Meu ofício é arquitetura: a atuação do arquiteto, decorador e entalhador Miguel Dutra na Província de São Paulo durante o oitocentos. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2020.
KUBLER, George. A forma do tempo: observações sobre a história dos objetos. 2º ed. Lisboa: Vega, 1977.
PEREIRA, Sonia Gomes. Arte Brasileira no Século XIX. 2. ed. Belo Horizonte: C/ Arte, 2021.
RODRIGUES, Ana Aparecida Villanueva. Campinas clássica: a Catedral Nossa Senhora da Conceição e Engendramento de uma Arquitetura Monumental Clássica Urbana no Brasil (1807 – 1883). 2010. Tese (doutorado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2020. fls.507.
ROSADO, Mateus. Igrejas Paulistas da Colônia e do Império: Arquitetura e Ornamentação. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos. Universidade de São Paulo. São Carlos, 2016. fls. 435. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-30062016-112001/pt-br.php. Acesso em: 25/01/2023.
TIRAPELI, Percival. Igrejas paulistas: Barroco e Rococó. São Paulo: Editora UNESP e Imprensa Oficial do Estado, 2003.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Fernanda Bredariol