Banner Portal

Encontro de História da Arte

Edição Atual

n. 17 (2023)
Publicado em outubro 13, 2024

Descrição:O Encontro de História da Arte é um evento de caráter anual, promovido pelo corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História da UNICAMP e com sede no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Desde 2004, tem por objetivo reunir pesquisas de todo o Brasil sobre história da arte e da cultura, sem distinções de titulação.
Ano de criação: 2004
Área do Conhecimento: História da Arte
ISSN: 2675-3103
Título abreviado: Enc. Hist. Arte
Contato: eha@unicamp.br
Unidade: IFCH/UNICAMP

Letícia Asfora Falabella Leme, Sandra Mara Salles, Janaína da Silva Fonseca, Cristiano José Steinmetz, Gian Carlo Guadagnin, Ana Clara Simon
1-4
Sob Ataque: preservação e destruição de imagens na história da arte
PDF

Comunicações

Solange de Aragão
5-13
Espaços livres patrimoniais: em defesa da preservação do projeto dos espaços livres públicos
PDF
Maria Carolina Rodrigues Boaventura
14-21
Cândido Portinari e a arte de cotejo social nos anos 1930
PDF
Milena Regina Duarte Corrêa, Altamir Moreira
22-34
As sobrevivências da imagem na História da Arte por Warburg e Didi-Huberman
PDF
Johnatas dos Santos Costa
35-47
Por meio de ilustrações de humor e protesto: o jornal O Rio Nu contra Joaquim Ignácio Tosta e sua ação censória (1910)
PDF
Ana Coutinho
48-64
Cruzando fronteiras: imagens da nacionalização da arte no Brasil e na Argentina oitocentista
PDF
Janaína da Silva Fonseca
65-74
Os gabinetes de curiosidades do Sacro Império: o colecionismo na construção da alteridade
PDF
Beatrice Frudit
75-87
Vênus carnal: uma investigação da figuração do corpo feminino no rococó francês
PDF
Débora Augusto Gabriel
88-100
A Hora do Pão, de Abigail de Andrade, e a pintura naturalista no Brasil
PDF
Francisco Fontanesi Gomes
101-114
As invasões napoleônicas na obra de Francisco de Goya: as coleções do MASP e do MNBA e a representação da guerra de resistência pelo artista espanhol
PDF
Richard Gomes
115-128
A destituição das imagens nos espaços de culto católico na contemporaneidade
PDF
Caroline Aparecida Guebert
129-140
A coleção de arte de Béatrix Reynal nos anos 1930 e 1940: dos usos à memória
PDF
Júlia Beatriz Fernandes Leite
141-153
O manuscrito ilustrado Tacuinum Sanitatis: suas referências médicas e seus deslocamentos geográficos e temporais
PDF
Camila Cristina Souza Lima
154-165
A arca, o tabernáculo e o templo: a arquitetura divina nos discursos de Montano, Siguenza e Villalpando
PDF
Allan André Lourenço
166-174
Iconoclasmo e censura: a investida do regime militar contra a obra de Abelardo da Hora
PDF
Angelo Luz
175-187
O triângulo das permutas: inteligência artificial, texto e imagem e os paradigmas emergentes nos processos artísticos contemporâneos
PDF
Bruna Luana Marassato
188-200
Os desafios de catalogar gravuras: imagem, documentação e memória
PDF
Camila Palaio Martorelli
201-209
Histórias conectadas: o Grifo de Pisa e a circulação no mediterrâneo medieval
PDF
Vanessa Mendonça
210-220
Núcleos de ensino paulistas e cariocas: experiências formadoras do campo artístico no pós-guerra
PDF
Stefanie Clarice Ramos Moysés
221-231
Pinturas de paisagem agrícola entre os séculos XIX e XX
PDF
Brenda Martins de Oliveira
232-244
Visions Erotiques: mulheres triunfantes e possibilidades de olhar para representações femininas na obra de Henrique Alvim Corrêa
PDF
Sarah Oliveira
245-258
A performance latinoamericana enquanto ação estético-política: a discussão sobre feminicídio na obra de Regina José Galindo
PDF
Aline Pascholati
259-274
As imagens da Virgem Maria grávida e sua destruição após o Concílio de Trento
PDF
Talita Cristina Pereira
275-286
Exposições de artes visuais no SESC Pompéia como espaços para reflexões políticas
PDF
Lucas Augusto Pietra
287-297
O lugar do primitivo no Instituto Warburg: Frances Yates entre a história da arte e a antropologia (1964)
PDF
Thábata Castro Roberto
298-310
O mais importante é inventar o Brasil que nós queremos: redesenhando a alegoria da República
PDF
Rodrigo Vicente Rodrigues
311-324
Arte, política e memória
PDF
Raira Merce Matos Rolisola
325-334
Vitalidade e alteridade das imagens
PDF
Janaina Santana
335-347
O gosto vigente: modos de construção e visualização do retrato de Dona Catarina por Anthonis Mor (1552)
PDF
Glaucio de Souza Santos
348-361
Edinízio Ribeiro Primo e sua Tropicália Negra
PDF
Cássia Pérez da Silva
362-373
Processos de legitimação de artistas pela ótica curatorial: entendimentos sobre o sistema da arte e a identidade legitimadora
PDF
Laura Camila Silva da Silva
374-384
David Widhopff e as ilustrações do maestro Carlos Gomes em Belém do Pará
PDF
Thais Melo Silva
385-396
Tetsuo e a simbiose humano-máquina na História da Arte
PDF
Maria de Fátima Medeiros de Souza
397-413
As ruínas maias da região de Chichén Itzá nas pinturas arqueológicas de Adela Breton
PDF
Giovana Benedita Cardoso Spinhardi
414-427
As paisagens gráficas de Guignard na obra O Homem e a Montanha: o diálogo entre literatura e artes visuais
PDF
Cristiano J. Steinmetz
428-439
Entre a veneração e a iconoclastia de imagens: sobre o poder alquímico da imagem surrealista em Max Ernst
PDF
Amanda Patricia Tagliaro
440-451
Devoção particular: estudo interdisciplinar acerca da presença de objetos de devocionais no espaço privado
PDF
João Carlos Teixeira Junior
452-462
O Grupo do Santa Helena e a memória periférica de São Paulo
PDF
Thabata Tosta
463-471
Uso, desuso e ressignificação : um estudo de caso das ilustrações em história natural do Libri Principis de Nassau
PDF
Vitória Valentim
472-488
Entre o presente e o ausente: a representação artística do corpo nas ditaduras do Uruguai, Brasil e Argentina
PDF
Klency Kakazu de Brito Yang
489-497
Quando o mosteiro foi o “Moderno Eterno” de São Paulo
PDF
Ver Todas as Edições