n. 11 (2015): Da percepção à palavra: luz e cor na História da Arte
Da percepção à palavra: luz e cor na História da Arte

Organizadores: Alexandre Pedro de Medeiros, Elias Mol, Felipe da Silva Corrêa, Gabriela Lodo, Gabriela Paiva de Toledo, Ianick Takaes de Oliveira, Juliana Guide, Letícia Badan Palhares Knauer de Campos, Martinho Alves da Costa Junior, Mateus Alves Silva, Mônica Farias Menezes Vicente.

Comunicações

Alcimar do Lago Carvalho
18-26
Sob o peso das asas: considerações sobre os putti do retrato "Willem Van Den Kerckhoven e sua família" (1652) de Jan Mijtens (Haia ca. 1614-1670)
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4255
PDF
Alexandre Pedro de Medeiros
27-33
Da precariedade à sofisticação: Krasínski na 31ª Bienal de São Paulo
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4256
PDF
Aline Ferreira Gomes
34-49
O corpo masculino na produção visual dos Jogos Olímpicos
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4257
PDF
Caroline Farias Alves
84-93
De princesa Leopoldina a Nair de Teffé: a construção de uma iconografia feminina por Georgina de Albuquerque
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4258
PDF
Clara Habib de Salles Abreu
94-108
O verbo e a luz: a simbologia dos raios luminosos na Anunciação de Cristo
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4259
PDF
Cleber Fernando Gomes
109-115
O pólo cinematográfico de Paulínia como Patrimônio cultural na História da Arte
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4260
PDF
Cleber Soares da Silva
116-128
O clique único de Assis Horta: registro documental ou arte
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4261
PDF
Dalmo de Oliveira Souza e Silva
129-134
Cícero Dias: "eu vi o mundo" ... as luzes e as cores do nordeste
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4262
PDF
Daniel Grecco Pacheco, Fernando Dantas Marques Pesce
135-149
A guerra está sobre nós: mudanças sociais e política na pintura mural de Bonampak e Chichén Itzá
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4263
PDF
Daniele Cristina Liberato de Oliveira
150-159
Tradição clássica e o culto dos santos cristãos: uso e funções de um modelo iconográfico
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4264
PDF
Diana Oliveira dos Santos
160-168
A psicologia da arquitetura segundo Heinrich Wölfflin
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4265
PDF
Dilson Rodrigues Midlej
169-177
Luz e cor na apropriação de imagens no Brasil
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4266
PDF
Douglas Gasparin Arruda
178-184
Reflexões sobre o papel de Arminda em "Quanto vale ou é por quilo?" (Sérgio Bianchi, 2005)
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4267
PDF
Isis Ferreira Gasparini
225-233
Diáfano: sobre a materialidade da luz e a opacidade dos dispositivos museológicos
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4276
PDF
Jancileide Souza dos Santos
234-239
Colecionadores e colecionismo de arte popular na Bahia
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4277
PDF
Karin Philippov
280-284
Cor e luz na obra religiosa de Benedito Calixto: uma possível perspectiva na Igreja de Santa Cecília
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4278
PDF
Kethlen Santini
285-293
Depois do Surrealismo, só a antropofagia
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4279
PDF
Klency Kakazu de Brito Yang
294-300
A arte mediando a construção de um novo tempo: a presença da escola de arte de Beuron em São Paulo
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4280
PDF
Lucia Ferraz Nogueira de Souza Dantas
326-336
A representação pictórica na estética de Hegel e a importância da cor na pintura holandesa do século XVII
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4281
PDF
Maraliz de Castro Vieira Christo
352-366
Uma batalha cromática: Victor Meirelles e a Passagem de Humaitá
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4282
PDF
Maria Luiza Zanatta de Souza
376-387
Destaque feminino na coleção de livros raros do MASP
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4283
PDF
Adriane Schrage Wächter
12-17
A paisagem na obra de Teresa Poester (1989/2007)
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4284
PDF
Aline Viana Tomé
50-60
A paisagem urbana carioca: Copacabana a partir da casa de Eliseu Visconti (1886-1944)
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4285
PDF
Antônio Leandro Gomes de Souza Barros
61-67
Por debaixo da poeira, o brilho assombroso da pintura antiga
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4286
PDF
Bárbara Ferreira Fernandes
68-76
Juramento da princesa Isabel: uma análise do quadro de Victor Meirelles
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4287
PDF
Carolina Carmini Mariano Lúcio
77-83
Oitenta anos do Seibi-Kai e a inserção da arte nipo-brasileira na historiografia da arte do Brasil
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4288
PDF
Fábio San Juan
185-195
A decoração de Alfredo Volpi para a capela de São Pedro do bairro Monte Alegre de Piracicaba, SP
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4289
PDF
Felipe da Silva Corrêa
196-207
Williem Roelofs e a cor na paisagem novecentista holandesa
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4290
PDF
Gabriela Borges Abraços
208-215
O bailado do olhar: os móbiles de Calder e as apreensões gestálticas da obra de arte
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4291
PDF
João Paulo de Freitas, Maria Carolina Rodrigues Boaventura
240-250
O gênero do retrato na contemporaneidade entre o pictórico e o fotográfico
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4292
PDF
João Victor Rossetti Brancato
251-260
A imprensa bate à porta: Adalberto Mattos e Angyone Costa nos ateliês do Rio de Janeiro na década de 1920
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4293
PDF
Julia Dias Möller
261-269
A presença de Juan de Arfe no tratado de Filippe Nunes
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4295
PDF
Juliana Pinheiro Maués
270-279
Dinâmicas do gênero no conto Shishei: análise da tatuagem como índice narrativo em um conto de Tanizaki Junichiro
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4296
PDF
Letícia Badan Palhares Knauer de Campos
301-320
Entre corpos, esculturas, tintas e sangue: a representação do artista no cinema de horror
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4298
PDF
Mariana Pincinato Quadros de Souza
388-394
A concepção iconográfica do Agnus Dei nos mosaicos bizantinos
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4297
PDF
Letícia Roberto dos Santos
321-325
It's always dar before the dawn: relações entre a pintura "O pesadelo" (1781) de Johan Henrich Füsli e o videoclipe da canção Shake it out
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4299
PDF
Luís Alberto Esteves dos Santos Casimiro
337-351
A importância da luz e da cor na análise iconográfica
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4301
PDF
Martinho Alves da Costa Junior
395-407
O mundo iluminado de Mel Ramos
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4300
PDF
Maria Angélica Beghini Morales
367-375
Réflexions sur la peinture et la gravure: aspectos do gosto e a crítica Raisonnée nos escritos de Claude-François Joullain
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4302
PDF
Mônica Farias Menezes Vicente, Júlio Cesar Garrido Maia
408-430
Entre a Cor do Neoclássico e a Luz do Barroco: revelações a partir do restauro na pintura da nave da igreja da Ordem Terceira de São Domingos de Salvador Estudo de caso sobre sua restauração e autoria(s)
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4303
PDF
Natalia Casagrande Salvador
431-436
Homens devotos na construção da Capela da Ordem Terceira de São Francisco de Assis
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4304
PDF
Natália Cristina de Aquino Gomes
437-443
Cena de família de Adolfo Augusto Pinto: um estudo sobre o retrato coletivo de Almeida Júnior
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4305
PDF
Nayhd Barros de Souza
444-450
O resto é silêncio: o homem e a morte em “A Margem” de Ozualdo Candeias
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4306
PDF
Patrícia Dias Guimarães
452-463
Espelhamentos entre ver e ler, experiência e imagem: a apropriação da estética do pitoresco por Robert Smithson
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4324
PDF
Paula Vaz Guimarães de Araújo
464-469
Artistas ou alienados: reflexões sobre uma pesquisa em andamento
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4325
PDF
Pedro Queiroz Leite
470-481
Ecclesia Militans & Triumphans: alegorias da Igreja e da Fé nos acervos bibliográficos de Mariana, Ouro Preto e Santa Bárbara, MG
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4328
PDF
Priscila Sacchettin
482-489
Jorge de Lima e Max Ernst: aproximações
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4332
PDF
Renata Nogueira Gomes de Morais
490-497
Uma reflexão sobre o lugar da pintura em Portugal, a partir do tratado Arte da Pintura, Symmetria e Perspectiva (1615), do português Filipe Nunes
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4373
PDF
Ricardo Luiz Silveira da Costa, Armando Alexandre dos Santos
498-505
A inveja na arte medieval e renascentista
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4374
PDF
Rodrigo Cássio Oliveira
506-512
A apropriação das teorias do barroco por Omar Calabrese e sua aplicação na análise fílmica
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4375
PDF
Rogéria Olimpio dos Santos
513-523
O álbum das antigualhas de Francisco de Holanda
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4377
PDF
Sérgio César Júnior
524-530
A estética do rural e estética do folclore em Canto da Saudade (1952), filme de Humberto Mauro
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4395
PDF
Silvana Boone, Jacks Ricardo Selistre
531-537
O lugar da arte latino-americana no século XXI
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4378
PDF
Solange de Aragão, Euler Sandeville Junior
538-546
A luz e a cor na obra de Roberto Burle Marx
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4379
PDF
Talita Mendes
547-558
In oblivionem e o estado de desaparição da imagem: paradigmas de visualidade e escritura
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4380
PDF
Vagner Godói
559-568
A cor dos materiais escolares e de pesquisa na arte de agora
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4381
PDF
Valéria Alves Esteves Lima
569-574
História da arte e identidade nacional: dialogando com Araújo Porto-alegre
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4382
PDF
Valéria Mendes Fasolato
575-584
Maria Pardos no salão de 1917: dois nus
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4389
PDF
Vanessa Beatriz Bortulucce
585-591
As mulheres e a luz na obra de Umberto Boccioni
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4391
PDF
Vera Regina Barbuy Wilhelm
592-601
O conflito entre exposição e conservação: a iluminação e as consequências na visualização das cores e na degradação dos materiais das obras de arte
https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4392
PDF