Resumo
A presença feminina na vida e na obra do artista italiano Umberto Boccioni (1882-1916) não se restringiu somente aos seus casos amorosos (como, por exemplo, seu envolvimento com Ines, modelo para muitas de suas obras); sua mãe e sua irmã são frequentemente lembradas e mencionadas em seus diários, cartas e demais textos. As mulheres foram figuras tão importantes na vida de Boccioni que a sua obra – independentemente de estar situada em sua fase pré-futurista ou não – está impregnada de referências ao universo feminino, direta ou indiretamente. Assim, este texto pretende, através de um percurso por algumas de suas pinturas, desenhos e esculturas, traçar um itinerário da poética do feminino em sua obra, e de como o tema da mulher auxiliou no desenvolvimento de suas pesquisas sobre a representação da luz e sua relação com os corpos e o ambiente.
Referências
BOCCIONI, Umberto, Prefácio para o catálogo da Primeira Exposição de Escultura Futurista. In: GAMBILLO, Maria Drudi; FIORI, Teresa, Archivi del Futurismo.Vol I. Roma: de Luca, 1958, p. 119.
BRAUN, E. “Vulgarians at the gate”, in Boccioni- Materia, Op. Cit., p.13.
CALVESI, Maurizio, e COEN, Ester, Boccioni – l’opera completa. Milano: Electa, 1983, p.304.
GAMBILLO, Maria Drudi; FIORI, Teresa. Archivi del Futurismo.Vol I. Roma: de Luca, 1958, p. 120.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2015 Vanessa Beatriz Bortulucce