O gênero do retrato na contemporaneidade entre o pictórico e o fotográfico
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Palavras-chave

Retrato
Fotografia
Pictórico

Como Citar

FREITAS, João Paulo de; BOAVENTURA, Maria Carolina Rodrigues. O gênero do retrato na contemporaneidade entre o pictórico e o fotográfico. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 11, p. 240–250, 2015. DOI: 10.20396/eha.11.2015.4292. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4292. Acesso em: 7 maio. 2024.

Resumo

O gênero pictórico do Retrato, muitas vezes foi cunhado de “não arte”, como “coisa de amadores”, como “não-original”, como mera cópia ou artefato decorativo. Para Aberto Cipiniuk na Idade Moderna o gênero do Retrato se desenvolveu juntamente com a ideologia comercial burguesa, contrapondo-se à tradição mística medieval (do retrato como sensação ou lembrança), pois segundo o autor o que se priorizou no período moderno foi mais que a mera imitação do modelo, mas também o alcance da autonomia do indivíduo com a burguesia nascente valorizando cada vez mais a personalidade individual. Retrato que talvez por isso jamais alcançasse a universalidade pretendida para outros gêneros, estando sempre condicionado a seu referente, e ao contexto histórico e semântico ao qual “o retratado” pertence e, visto frequentemente como artefato funcional, utilitário, criado com um fim específico, não puramente artístico, razão pela qual foi continuamente definido como “pequeno gênero” ou “gênero menor”, e ainda hoje muitas vezes percebido deste modo.

https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4292
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