Resumo
Apresento, neste trabalho, uma espécie de tratado sobre a Pintura e a Gravura, escrito por um artista e marchand de arte do século XVIII chamado Claude-François Joullain (1734? – 1790). Sua obra nos permite entrever alguns aspectos da influência do pensamento do século XVIII nos escritos sobre arte, bem como a visão do gosto e do circuito artístico francês própria a um homem que atuava não somente como produtor de obras de arte, mas também como mediador – nesse caso, como comerciante.
Referências
AZEVEDO, Ricardo Marques. Antigos Modernos: estudos das doutrinas arquitetônicas nos séculos XVII e XVIII. São Paulo: FAUUSP, 2009.
DIDEROT, Denis. Salons. Edição comentada de Michel Delon. Paris: Folio, 2008.
GAY, Peter. The Enlightenment: an interpretation. The Sience of Freedom. Nova Iorque/Londres: W.W. Norton & Company, 1969.
GICHARD, Charlotte. Les Amateurs d?art à Paris au XVIIIe siècle. Paris: Champ Vallon, 2005.
HASKALL, Francis. La Norme et le Caprice – Redécouverts
en art. Paris: Flammarion, 1980.
JOULLAIN, Claude-François. Réflexions sur la Peiture et la Gravure, accompagnées d?une courte dissertation sur le comerce de la curiosité et les ventes en general; ouvrage utile aux amateurs, aux artistes e aux machandes. Paris, 1786.
STAROBINSKI, Jean. 1789: Os emblemas da Razão. São Paulo: Cia de Letras, 1989.
WINCKELMANN, Johann Joachim. Histoire de l´art dans l?Antiquité. Paris: Le Livre de Poche, 2005.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2015 Maria Angélica Beghini Morales