Artistas ou alienados
PDF

Palavras-chave

Alienados
Arte e loucura
Engenho de dentro

Como Citar

ARAÚJO, Paula Vaz Guimarães de. Artistas ou alienados: reflexões sobre uma pesquisa em andamento. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 11, p. 464–469, 2015. DOI: 10.20396/eha.11.2015.4325. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4325. Acesso em: 7 maio. 2024.

Resumo

A pesquisa de mestrado aqui em questão está ainda em sua fase inicial. A mesma se deve à busca de um melhor entendimento das visões ideológicas com relação a díade arte e loucura dentro da história da arte brasileira. Para tal, se parte de um debate crítico que trazia à tona diferentes visões políticas e engajamentos em determinados projetos de modernidade, envolvendo agentes fundamentais dentro de um processo que é tido enquanto gênese da produção artística brasileira contemporânea. O objetivo aqui, é abrir esta investigação para debate, buscando com isso um aprimoramento do andamento da pesquisa, a partir da aproximação com outras leituras e perspectivas metodológicas possíveis sobre o escopo documental e teórico iniciais.

https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4325
PDF

Referências

Almir Mavignier. Relatório de Mavignier sobre a visita a Emygdio de Barros em companhia de Henrique Mindlin, Helena Mindlin, Geraldo de Barros e Abraham Palatnik”. Rio de Janeiro, 04.12.1950. Depoimento datiloscrito.

Aracy Amaral. Textos do Trópico de Capricórnio - vol 1: Modernismo, arte moderna e o compromisso com o lugar. p. 142.

Fundação Bienal de São Paulo. Arte Incomum. Curadoria de Victor Musgrave e Annateresa Fabris. Curador geral: Walter Zanini.

Fundação Bienal de São Paulo. Imagens do inconsciente - Mostra do Redescobrimento. Curadoria de Nelson Aguilar.

Gláucia Villas Bôas. A estética da conversão: o ateliê do Engenho de Dentro e a arte concreta carioca (1946-1951). p.200.

Gustavo Henrique Dionisio. O antídoto do mal: crítica de arte e loucura na modernidade brasileira.

Heloisa Espada e Rodrigo Naves. Raphael e Emygdio: dois modernos no Engenho de Dentro. p.98.

Mário Pedrosa. Arte, necessidade vital. Correio da Manhã. 13/04/1947.

Michel Foucault. História da Loucura na Idade Clássica. pp. 12 -13.

Paula Vaz. Artistas ou Alienados - O embate crítico entre Quirino Campofiorito e Mário Pedrosa sobre Pinturas dos Alienados do Centro Psiquiátrico Nacional e Os Nove Artistas de Engenho de Dentro do Rio de Janeiro.

Pierre Bourdieu. A Produção da crença: contribuição para uma economia dos bens simbólicos. p.24.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2015 Paula Vaz Guimarães de Araújo

Downloads

Não há dados estatísticos.