Uma reflexão sobre o lugar da pintura em Portugal, a partir do tratado Arte da Pintura, Symmetria e Perspectiva (1615), do português Filipe Nunes
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Palavras-chave

Pintura
Tratado
Portugal

Como Citar

MORAIS, Renata Nogueira Gomes de. Uma reflexão sobre o lugar da pintura em Portugal, a partir do tratado Arte da Pintura, Symmetria e Perspectiva (1615), do português Filipe Nunes. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 11, p. 490–497, 2015. DOI: 10.20396/eha.11.2015.4373. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4373. Acesso em: 7 maio. 2024.

Resumo

O presente artigo busca refletir sobre como a teorização sobre a pintura estava sendo desenvolvida em Portugal, no final do século XVI. Para isso, basearemos nas considerações do tratado Arte da Pintura, Symmetria e Perspectiva, publicado no ano de 1615, em Lisboa, pelo português Filipe Nunes. Compreende-se que o tratado de Nunes é um ótimo exemplo de como os homens do período buscavam sistematizar o conhecimento sobre a pintura, pois, além do Arte de Pintura, existiriam outros tratados e textos do período que também refletiram sobre a pintura e o ofício do pintor.

https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4373
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