Jorge de Lima e Max Ernst
PDF

Palavras-chave

Jorge de Lima
Max Ernst
Fotomontagem

Como Citar

SACCHETTIN, Priscila. Jorge de Lima e Max Ernst: aproximações. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 11, p. 482–489, 2015. DOI: 10.20396/eha.11.2015.4332. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4332. Acesso em: 7 maio. 2024.

Resumo

Nesta comunicação pretendo apresentar e debater alguns pontos de contato entre as produções visuais de Jorge de Lima (1893 – 1953) e Max Ernst (1891 – 1976), partindo do fato de que ambos os artistas, cada um em seu contexto, dedicaram-se à fotomontagem. Meu intuito é compreender melhor como e em que medida Lima apropriou-se das pesquisas poéticas e técnicas do artista alemão.

https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4332
PDF

Referências

AMARAL Jr., Amadeu. “Jorge de Lima – photographo supra-realista”. O Cruzeiro, Rio de Janeiro, s.p. 09 jul. 1938.

ERNST, Max. Écritures. Paris: Gallimard, 1970.

FABRIS, Annateresa. “Fotomontagem e Surrealismo: Jorge de Lima”. Revista USP, São Paulo, n. , p. 143-151, setembro/novembro 2002.

LIMA, Jorge. A Pintura em Pânico. Rio de Janeiro: Tipografia Luso-Brasileira, 1943.

MENDES, Murilo. “Nota Liminar”. In: LIMA, Jorge, A Pintura em Pânico, s.p.

PAULINO, Ana Maria (Org.). O poeta insólito: Fotomontagens de Jorge de Lima. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros – USP, . Jorge de Lima: a re-velação da imagem, p. 41-48.

RENNÓ, Teodoro. “Fotomontagem e colagem poética em Jorge de Lima”. O eixo e a roda, Belo Horizonte, v. 9/10, pp. 53 – 73, 2003/2004.

STORR, Robert. “Past Imperfect, Present Conditional”. In: SPIES, Werner; REWALD, Sabine. Max Ernst: a retrospective. New York: Metropolitan Museum of Art: Yale University Press, c2005, pp. 51 – 66.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2015 Priscila Sacchettin

Downloads

Não há dados estatísticos.