O bailado do olhar
PDF

Palavras-chave

Móbiles
Alexander Calder
Mário Pedrosa
Luz
Cor

Como Citar

ABRAÇOS, Gabriela Borges. O bailado do olhar: os móbiles de Calder e as apreensões gestálticas da obra de arte. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 11, p. 208–215, 2015. DOI: 10.20396/eha.11.2015.4291. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4291. Acesso em: 7 maio. 2024.

Resumo

Este artigo visa alçar uma reflexão sobre aspectos gestálticos da produção de Alexander Calder pensados a partir da contribuição de Mário Pedrosa em seus textos críticos. Objetiva-se articular relações entre luz, cor e espaço explorados nos móbiles de Calder pela perspectiva da percepção visual, relacionandoa com o papel da criatividade do espectador nas elaborações de sentido.

https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4291
PDF

Referências

ABRAÇOS, Gabriela Borges. “Aproximações entre Mário Pedrosa e gestalt : crítica e estética da forma”. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte) - Universidade de São Paulo, 2012.

PALLAMIN, Vera. Princípios da Gestalt na organização da forma: abordagem bidimensional. São Paulo, 1985. 166f. Dissertação (mestrado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

PEDROSA, Mário. Calder, escultor de cataventos In: Modernidade Cá e Lá: Textos escolhidos IV. ARANTES, Otília (Org.) São Paulo: EDUSP, 2000

PEDROSA, Mário. Tensão e coesão na obra de Calder. In: Modernidade cá e lá. ARANTES, Otília (org.). São Paulo: EDUSP, 2000

PIERRE, Arnauld. Calder- La sculpture en mouvement. Paris: Découvertes Gallimard, 2009

SARAIVA, Roberta (Org.). Calder no Brasil: crônica de uma amizade. São Paulo: Cosac Naify/ Pinacoteca do Estado, 2006.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2015 Gabriela Borges Abraços

Downloads

Não há dados estatísticos.