Luz e cor na apropriação de imagens no Brasil
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Palavras-chave

Luz
Cor
Imagens
Brasil

Como Citar

MIDLEJ, Dilson Rodrigues. Luz e cor na apropriação de imagens no Brasil. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 11, p. 169–177, 2015. DOI: 10.20396/eha.11.2015.4266. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4266. Acesso em: 7 maio. 2024.

Resumo

A apropriação e o consequente trânsito de imagens entre períodos histórico-artísticos sempre representou, na história da arte ocidental, um papel constante e determinante na consolidação dos valores da civilização. Essa tradição revigora-se nos procedimentos da arte moderna, assume uma conotação irônica e fragmentada na visualidade contemporânea (ou pós-moderna) e estabelece-se como fator preponderante na discussão dos limites de autoria, criatividade e valoração, sendo um dos principais recursos estilísticos da arte contemporânea. Essas características são também observadas na produção artística contemporânea brasileira, conforme o que tentaremos caracterizar neste artigo, espaço onde levamos em consideração o fato das representações formarem sistemas visuais ? [...] que constituem a nossa imagem do mundo e ?que a história humana é a história de como esse sistema de representações se altera com o tempo.

https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4266
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