A concepção iconográfica do Agnus Dei nos mosaicos bizantinos
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Palavras-chave

Agnus Dei
Mosaicos bizantinos
Arte bizantina
Iconografia

Como Citar

SOUZA, Mariana Pincinato Quadros de. A concepção iconográfica do Agnus Dei nos mosaicos bizantinos. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 11, p. 388–394, 2015. DOI: 10.20396/eha.11.2015.4297. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4297. Acesso em: 7 maio. 2024.

Resumo

O presente trabalho tem como finalidade propor um estudo comparativo da representação do Cordeiro Místico, ou Agnus Dei, encontrada em dois mosaicos bizantinos da Península Itálica: o da Basílica de San Vitale (século VI), em Ravena, e o da Basílica de Santa Maria Assunta (século XI), em Torcello – objeto de estudo de nossa dissertação de Mestrado. Apesar de ambas as igrejas se situarem na Península Itálica, tanto Ravena quanto Torcello fizeram parte, até o século VIII, dos territórios ocidentais dominados pelo Império Bizantino.

https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4297
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Referências

BETTINI, S. Torcello. Venezia: 1940, p. 76-80.

GALASSI, G. Roma o Bisanzio. Roma: 1929, p. 189-191.

POLACCO, R. La Cattedrale di Torcello. Venezia: 1984, p. 129.

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Copyright (c) 2015 Mariana Pincinato Quadros de Souza

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