Juramento da princesa Isabel
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Palavras-chave

Victor Meirelles
Pintura
Pintura oitocentista brasileira
Imaginário nacional

Como Citar

FERNANDES, Bárbara Ferreira. Juramento da princesa Isabel: uma análise do quadro de Victor Meirelles. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 11, p. 68–76, 2015. DOI: 10.20396/eha.11.2015.4287. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4287. Acesso em: 7 maio. 2024.

Resumo

Este artigo possui como objeto de estudo o quadro “Juramento da Princesa Isabel” (Figura 01), obra do importante pintor do século XIX, Victor Meirelles. A obra é um óleo sobre tela datada de 1875, com 1,770 x 2,600m de dimensão, pertencente, hoje, ao Museu Imperial de Petrópolis (MIP). O quadro faz parte do circuito permanente do Museu e encontra-se na sala denominada “Princesa Isabel”. Isabel foi regente do Brasil durante três períodos: 1871-1872, 1876-1877 e 1887-1889. A obra retrata o juramento feito na ocasião de sua primeira regência, em 20 de maio de 1871, e foi encomendada pelo então presidente do Senado, Visconde de Abaeté. Na sala de Sessões do Senado, ao centro da tela, diante de uma mesa posta na frente de um trono vazio à esquerda, está a Princesa Isabel ajoelhada. O historiador Robert Daibert Jr. aponta que a tela de Meirelles “buscava engrandecer o momento e construir a trajetória da princesa rumo ao trono. Esse importante momento precisava ser imortalizado”. Pode-se afirmar que o quadro “Juramento da Princesa Isabel” insere-se no projeto gestado pelo Estado de criar símbolos e trabalhar com o imaginário nacional através da pintura histórica.

https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4287
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