O mundo iluminado de Mel Ramos
PDF

Palavras-chave

Mel Ramos
Corpo iluminado
Pop art

Como Citar

COSTA JUNIOR, Martinho Alves da. O mundo iluminado de Mel Ramos. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 11, p. 395–407, 2015. DOI: 10.20396/eha.11.2015.4300. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4300. Acesso em: 8 maio. 2024.

Resumo

Este texto tem por objetivo primeiramente pôr em evidência o trabalho do artista norte-americano Mel Ramos, centrando os esforços na apreensão de como o artista trabalha a cor e a luz em suas obras. Por certo, estas dimensões técnicas são importantes na elaboração de certo realismo empregado em seus trabalhos, mas encarado com um menor rigor pela crítica. O grande número de publicações acerca de sua produção tem como foco majoritariamente duas questões inatacavelmente fulcrais: em primeiro lugar a presença constante da figura feminina. E, com a mesma intensidade, o diálogo tecido com a própria História da Arte. Tentemos compreender um pouco como estes elementos estão presentes na obra do artista.

https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4300
PDF

Referências

CLARIDGE, Elizabeth. The girls of Mel Ramos. Chigago: Playboy Press Book, 1975.

DA COSTA JUNIOR, Martinho Alves. “Aquela de braços erguidos”. In CBHA – Territórios da história da arte. CBHA, 2014 pp. 323-333.

DIJKSTRA, Bram. Naked: The Nude in America. New York: Rizzoli, 2010.

FABBRINI, Ricardo Nascimento. A arte depois das vanguardas. Campinas: Editora da Unicamp, 2002.

KUSPIT, Donald B.; MEISEL, Louis K. Mel Ramos Pop Art Fantasies: The Complete Paintings, New York: WatsonGuptill Publications, 2004.

OSENBLUM, Robert. Mel Ramos. Köln: Taschen, 1997.

RAMOS, Mel. “Interview”. In Hatje Cantz. February, 2010.

SOUTER, Gerry. American Realism. New York: Parkstone, 2009.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2015 Martinho Alves da Costa Junior

Downloads

Não há dados estatísticos.