Resumo
Este texto tem por objetivo primeiramente pôr em evidência o trabalho do artista norte-americano Mel Ramos, centrando os esforços na apreensão de como o artista trabalha a cor e a luz em suas obras. Por certo, estas dimensões técnicas são importantes na elaboração de certo realismo empregado em seus trabalhos, mas encarado com um menor rigor pela crítica. O grande número de publicações acerca de sua produção tem como foco majoritariamente duas questões inatacavelmente fulcrais: em primeiro lugar a presença constante da figura feminina. E, com a mesma intensidade, o diálogo tecido com a própria História da Arte. Tentemos compreender um pouco como estes elementos estão presentes na obra do artista.
Referências
CLARIDGE, Elizabeth. The girls of Mel Ramos. Chigago: Playboy Press Book, 1975.
DA COSTA JUNIOR, Martinho Alves. “Aquela de braços erguidos”. In CBHA – Territórios da história da arte. CBHA, 2014 pp. 323-333.
DIJKSTRA, Bram. Naked: The Nude in America. New York: Rizzoli, 2010.
FABBRINI, Ricardo Nascimento. A arte depois das vanguardas. Campinas: Editora da Unicamp, 2002.
KUSPIT, Donald B.; MEISEL, Louis K. Mel Ramos Pop Art Fantasies: The Complete Paintings, New York: WatsonGuptill Publications, 2004.
OSENBLUM, Robert. Mel Ramos. Köln: Taschen, 1997.
RAMOS, Mel. “Interview”. In Hatje Cantz. February, 2010.
SOUTER, Gerry. American Realism. New York: Parkstone, 2009.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2015 Martinho Alves da Costa Junior