Dinâmicas do gênero no conto Shishei
PDF

Palavras-chave

Tatuagem
Gênero
Literatura japonesa

Como Citar

MAUÉS, Juliana Pinheiro. Dinâmicas do gênero no conto Shishei: análise da tatuagem como índice narrativo em um conto de Tanizaki Junichiro . Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 11, p. 270–279, 2015. DOI: 10.20396/eha.11.2015.4296. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4296. Acesso em: 7 maio. 2024.

Resumo

Muitos dos temas que acompanham Tanizaki Junichiro estão já presentes no conto Shisei, publicado em 1910. Um deles é o jogo entre um ser interior e um exterior, que, na forma de um embrulho, modifica a aparência e transforma profundamente o primeiro. Em Shisei, o embrulho é a tatuagem cuja inscrição na pele de uma jovem é decisiva para que ela vá de uma tímida maiko a uma poderosa e autoconfiante cortesã. Mais do que um processo normal de amadurecimento, o que ela experimenta é uma transformação no papel de gênero que ocupa naquela sociedade - transformação materializada na tatuagem, cujas características formais a aproximam do masculino, e na sua passagem de um lugar passivo a um ativo dentro da narrativa.

https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4296
PDF

Referências

ATKINSON, William. “Wrapping the hole in the middle of it all: Tanizaki?s narrative packages” in ollege Literature (vol.30, no.03). The Johns Hopkins University Press, 2003, pp. 37-51.

UTLE , Judith. “Gender trouble: Feminism and the subversion of identity”. New York: Routledge, 1990.

HINO, Kaori. hino Kaori, “Gender in Japanese Art” in Gender and Power in the Japanese Visual Field. Honolulu: University of Hawai?i Press, 2003, pp. 17-34.

GULI K, W. . Van. “Irezumi. The pattern of dermatography in Japan”. Leiden: Brill, 1982.

HALPE IN, David M. “One Hundred Years of Homossexuality” in One hundred years of homosexuality and other essays on Greek love. New York: Routledge, 1990, pp. 15-40.

HASHIMOTO, Madalena. “Pintura e escritura do mundo flutuante: Hishikawa Moronobu e Ukiyo-E Saikaku Ihara e Ukiyo-Zôshi”. São Paulo, SP: Hedra, 2002

KITAMU A, Takahiro. “ ushido: legacies of the Japanese tattoo/ Takahiro Kitamura & Katie M. Kitamura”. Atglen: Schiffer Publishing, 2001.

KITAMU A, Takahiro.. “Tattoos of the floating world: ukiyo-e motifs in the Japanese tattoo”. Amsterdã: Amsterdam Tattoo Museum, 2012.

LODDE , Matthew. “ ody modification as artistic practice”. PhD thesis presented to the Art History Department of the University of Reading. Reading, 2010.

PERSEVERANCE: Japanese tradition in a modern world (catalogue). Japanese American National Museum. Los Angeles, 2014.

P ATTE, Annie. “Émergence et implications sociales du tatouage au Japon pendant Edo : Étude de cas de l’ o o et de l’ o mono”. Master thesis presented to the Faculté des Arts et des Sciences of the Université de Montréal. Montréal, 2007.

S EE H, Timon. “Obtaining images: art, production and display in Edo Japan”. Honolulu: University of Hawaii Press, 2012.

SEIGLE, ecilia Segawa. “Yoshiwara: The Glittering World of the Japanese ourtesan”. Honolulu: University of Hawaii Press, 1993.

SUZUKI, Sadami. “Tanizaki Jun?ichir as cultural critic”. In Japan Review, no.7. International Research Center for Japanese Studies, National Institute for Humanities, 1996. pp. 23-32.

TANIZAKI, Junichiro. Shisei (The Tattooer), in “Seven Japanese Tales”. Tokyo: Tuttle Publishing, 1967.

TATTOO (catálogo). Musée du Quai Branly. Paris, 2014.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2015 Juliana Pinheiro Maués

Downloads

Não há dados estatísticos.