O verbo e a luz
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Palavras-chave

Pintura sacra
Anunciação
Feixe de luz

Como Citar

ABREU, Clara Habib de Salles. O verbo e a luz: a simbologia dos raios luminosos na Anunciação de Cristo. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 11, p. 94–108, 2023. DOI: 10.20396/eha.11.2015.4259. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4259. Acesso em: 7 maio. 2024.

Resumo

Quais estratégias foram utilizadas pelos pintores, ao longo da história da pintura sacra, para representar plasticamente o mistério invisível e miraculoso da concepção imaculada de Cristo no ventre da Virgem Maria? Em um primeiro momento, este artigo tem como objetivo ponderar os significados simbólicos do feixe de luz que frequentemente aparece em representações pictóricas da Anunciação partindo do alto e indo em direção à Maria. Como objetos de estudo, foram selecionadas pinturas realizadas, majoritariamente, na Europa durante o século XV, nas quais a presença desse feixe de luz é consideravelmente emblemática e evoca significados bastante específicos. Em um segundo momento pretende-se comparar simbolicamente e plasticamente a representação de tal feixe de luz nas Anunciações com a chuva dourada e iluminada presente nas representações do mito clássico de Dânae. A comparação entre a Dânae de Gossaert e uma Anunciação presente em um manuscrito medieval foi utilizada para exemplificar uma possível relação formal e simbólica entre os raios luminosos na Anunciação e a chuva dourada na representação do mito de Dânae.

https://doi.org/10.20396/eha.11.2015.4259
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