Resumo
Não há dúvidas de que o cinema e artes plásticas possuem relações diretas. O universo artístico, independente de sua época, tornou-se um constituinte-chave na composição do imaginário cinematográfico, desde sua concepção. Como produções culturais, seus realizadores nutrem-se de imagens e ideias largamente trabalhadas nas artes plásticas, as quais, inseridas no filme, tomam novas formas. A vida do objeto artístico escolhido, seja ele pintura, escultura ou outra produção, é prolongada e ganha novos entornos
quando inserida em diálogo com o cinema. Tanto uma, quanto a outra iluminam-se dessas relações. Ao aproximarmos tais produções, temos um dialogo estabelecido que nos remete à cada uma delas, mas que a partir de tal união, cria um terceiro olhar, existente apenas por conta de tal junção, e que nos atenta, concomitantemente, para outras questões.
Referências
COLI, Jorge. “A semelhança e a aura: sobre Proust e Walter Benjamin seguido por Considerações sobre a distinção entre autor e artista” IN O Corpo da liberdade. São Paulo: Cosac Naify, 2010. p.267-284.
CAMPOS, Letícia B. P. K. de. “Atrações perversas: Apontamentos sobre Macabro (1980) de Lamberto Bava” IN Atas do VIII Encontro de História da Arte (2012). pp. 360-375. Disponível em: http://www.unicamp.br/chaa/eha/atas/2012/Leticia%20 adan.pdf (acessado em 29/01/2016)
BALMAIN, Colette. Introduction to Japanese Horror Film. Edimburgo: Edinburgh University Press, 2008.
HALLENBECK, Bruce G., Comedy-horror films: a chronological history, 1914–2008. McFarland: Carolina do Norte, 2009.
MCGILLIGAN, Patrick. “Charles B. Griffith: Not of this Earth - Interview by Dennis Fischer” IN Backstory 3: Interviews with Screenwriters of the 60s. Berkeley: University of California Press, 1997. pp.157-173.
PALMER, Randy. Herschell Gordon Lewis, godfather of gore: the films. Carolina do Norte: McFarland, 2006
WADDELL, Calum. Jack Hill: the exploitation and blaxploitation master, film by film. Carolina do Norte: McFarland, 2009.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2015 Letícia Badan Palhares Knauer de Campos