Banner Portal
v. 12 n. 1 (2019)
Ciências em Foco

Imagem da capa: Homem vitruviano – adaptado [Pixabay]

Identidade, Formação e Atuação de professores de ciências

Juliana Eugênia Caixeta, Fatima Ali Abdalah Abdel Cader-Nascimento, Letícia Fernanda Rodrigues dos Anjos, Thiago Rodrigues Silva, Luciana Medeiros Leite, Cristian Ney Vianna Guimarães, Michel da Silva Soares
Jogos digitais, ludicidade e ensino de ciências: a experiência formativa do Educgame
PDF
Ellen Patricia Marques do Carmo, Juliana Pinheiro de Araújo, Maysa Alves Corrêa, Diego Coêlho Leite
Oficinas pedagógicas: estratégias para o ensino de educação ambiental em Cametá-PA
PDF
Douglas da Silva Costa, Delano Moody Simões da Silva
Astronomia nas séries iniciais do ensino fundamental: uma proposta investigativa para o ensino de ciências
PDF
Samuel Loubach da Cunha, Frederico Rocha Paes, Thatianny Alves de Lima Silva
Pinturas uma obra interdisciplinar: uma proposta de diálogo entre o ensino de ciências e artes
PDF
Aryane Alyne Barbosa Gaia, Fabrício Teles Lopes
A utilização de espaços não formais como estratégia educacional no ensino de ciências
PDF
Elsilene Lino Gomes, Juliana Eugênia Caixeta, Amanda Marina Andrade Medeiros
Educação matemática e ensino de ciências: contribuições da caixa de jogos matemáticos
PDF
Mayra Samara Francisca Mangueira, Celina Souza Santos, Letícia Almeida, Samuel Loubach da Cunha, Douglas da Silva Costa
Sala das sensações do big bang: o universo numa sala de aula
PDF
Ana Cláudia Lisboa dos Santos, Jonas do Carmo Pereira Júnior
Experimentação científica: desafios para o ensino de ciências em uma escola pública de ensino fundamental da cidade de Cametá-PA
PDF
Deyvison Luz Santos, Jones Souza Moraes, Zilah Therezinha de Souza Araújo, Iracely Rodrigues da Silva
Saberes tradicionais sobre plantas medicinais na conservação da biodiversidade amazônica
PDF
Edeltrudes dos Santos, Viviane Farias, Jeane Cristina Gomes Rotta
A formação inicial e continuada de professores de ciências naturais e a extensão universitária da faculdade UnB de Planaltina
PDF
Thainá Silva, Brenda Valente, Waldinei Rosa Monteiro
A relação do homem com a natureza e o descarte de lixo: fotografias dos seus efeitos na ilha de Cotijuba-PA
PDF
Bruce Lorran C. M. de Sousa, Thatianny Alves de Lima Silva
Gênero e ensino de ciências: sensibilizações e empatias (re)construídas entre estudantes em um projeto interdisciplinar
PDF
Bruce Lorran C. M. de Sousa, Sthéphany Vitória Valoz Saturnino, Lorrany Cristina Teixeira da Silva, Eloisa Silva Gomes
Meu, seu, nosso corpo perfeito: uma reflexão sobre a imagem corporal no ensino de ciências
PDF
Haianne Santos Souza, Juliana Eugênia Caixeta, Daniella Fernandes Linhares
Da universidade ao chão da escola: a saga do/a professor/a de ciências em início de carreira
PDF
Débora Cynthia Alves de Souza, Tarcilla Mariano Mello, Juliana Eugênia Caixeta
Transexualidade: a invisibilidade na atuação docente em ciências e biologia
PDF
Irineu Tamaio, Valdinei Silvano de Sousa, Nádyla Nárley Pires, Lorena de Cássia Dias da Silva, Rayssa Silva Rodrigues
Clima e água: educação ambiental no ensino de ciências nas escolas públicas de Planaltina-DF
PDF
Emilia Alves Lobo, Lillian Karoline Mafra, Raimunda Leila José da Silva
Transformar para impactar: contribuições da ação de revitalização da escola Caliandra
PDF
Mauricéia Lopes Nascimento de Sousa, Michele Duarte da Silva
Projeto pensar grande: aulas de ciências desenvolvidas para classe hospitalar
PDF