Astronomia nas séries iniciais do ensino fundamental

uma proposta investigativa para o ensino de ciências

Autores

  • Douglas da Silva Costa Universidade de Brasília - UnB
  • Delano Moody Simões da Silva Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Ensino por investigação, Modelagem, Séries iniciais

Resumo

O ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental, é uma importante estratégia que pode possibilitar ao estudante a construção de uma identidade de aproximação científica, associado ao ensino por investigação possibilita aos estudantes uma melhor assimilação dos conceitos estudados. Esta pesquisa objetivou evidenciar como o ensino de ciências por investigação pode auxiliar tanto o professor quanto estudantes que buscam uma melhor compreensão dos conceitos de astronomia. Foi utilizada a metodologia qualitativa com delineamento de pesquisa participante como metodologia orientadora da pesquisa, e o diário de campo e a observação como recursos para coleta de dados. Esta pesquisa foi aplicada em uma turma do quinto ano das séries iniciais do ensino fundamental de uma escola pública de Brasília-DF, apresentando resultados extremamente relevantes acerca da participação por parte dos estudantes, sendo possível construir e aplicar os conhecimentos teoricamente abstratos da astronomia em situações práticas por meio do uso da modelagem.

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Publicado

2019-06-02

Como Citar

COSTA, D. da S. .; DA SILVA, D. M. S. . Astronomia nas séries iniciais do ensino fundamental: uma proposta investigativa para o ensino de ciências. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 12, n. 1, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9887. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Identidade, Formação e Atuação de professores de ciências

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