Pinturas uma obra interdisciplinar

uma proposta de diálogo entre o ensino de ciências e artes

Autores

  • Samuel Loubach da Cunha Universidade de Brasília (UnB)
  • Frederico Rocha Paes Universidade de Brasília (UnB)
  • Thatianny Alves de Lima Silva Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Ciências naturais, Artes, Pinturas

Resumo

Esta pesquisa buscou analisar as práticas pedagógicas interdisciplinares vivenciadas por meio do projeto “Pinturas: Uma Obra Interdisciplinar”, no âmbito do ensino de ciências e o ensino de artes. Este trabalho configurou-se como uma pesquisa qualitativa, por permitir a compreensão dos significados construídos por meio das atividades desenvolvidas pelo projeto. O estudo foi realizado com noventa estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Distrito Federal (DF). Os dados foram coletados através de um questionário aplicado ao final do projeto, que utilizou como método a técnica de complemento de frase e foram sistematizados a partir da análise temática dialógica. Os resultados sugerem que os estudantes receberam as atividades com entusiasmo, senso crítico e que a interdisciplinaridade pode ser vivenciada pela proposta pedagógica, que dialogou entre disciplinas e professores distintos de ciências naturais e artes, evidenciando assim a viabilidade e eficácia dessas articulações de caráter interdisciplinar.

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Publicado

2019-06-02

Como Citar

DA CUNHA, S. L. .; PAES, F. R. .; SILVA, T. A. de L. . Pinturas uma obra interdisciplinar: uma proposta de diálogo entre o ensino de ciências e artes. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 12, n. 1, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9889. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Identidade, Formação e Atuação de professores de ciências

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