Gênero e ensino de ciências

sensibilizações e empatias (re)construídas entre estudantes em um projeto interdisciplinar

Autores

  • Bruce Lorran C. M. de Sousa Universidade de Brasília
  • Thatianny Alves de Lima Silva Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Ensino para a sexualidade, Gênero, Interdisciplinaridade

Resumo

Os/As educandos/as podem fomentar concepções sobre sexualidades baseadas no senso comum, assim a escola torna se um espaço privilegiado para estas discussões. Contudo, este trabalho pedagógico centra-se no viés biológico, especialmente pela concepção docente. Incluir temas como sexualidade e/ou gênero propicia a reflexão dos fenômenos naturais e as construções sociais, ambos abordados no Ensino de Ciências. Salienta-se a transversalidade deste tema. Logo, realizou se um projeto interdisciplinar, com a temática Gênero e sexualidade, sendo planejado e realizado durante a disciplina Estágio supervisionado em Ciências Naturais 4 do curso Licenciatura em Ciências Naturais da Faculdade UnB de Planaltina (FUP). A metodologia foi qualitativa e os dados foram registrados em diário de campo sendo realizada análise de conteúdo por categorização. Os resultados evidenciam posicionamentos estereotipados e preconceituosos quanto aos gêneros. Salienta-se que o tema deve ser trabalhado na formação de professores e na comunidade a fim de redução de preconceitos e tabus.

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Publicado

2019-06-02

Como Citar

DE SOUSA, B. L. C. M. .; SILVA, T. A. de L. . Gênero e ensino de ciências: sensibilizações e empatias (re)construídas entre estudantes em um projeto interdisciplinar. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 12, n. 1, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9897. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Identidade, Formação e Atuação de professores de ciências

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