Meu, seu, nosso corpo perfeito

uma reflexão sobre a imagem corporal no ensino de ciências

Autores

  • Bruce Lorran C. M. de Sousa Universidade de Brasília (UnB)
  • Sthéphany Vitória Valoz Saturnino Universidade de Brasília (UnB)
  • Lorrany Cristina Teixeira da Silva Universidade de Brasília (UnB)
  • Eloisa Silva Gomes Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Temas transversais, Corpo perfeito, Imagem corporal, Transtornos alimentares

Resumo

As mudanças biopsicossociais da adolescência possibilitam o condicionamento destes indivíduos pelos padrões de beleza, especialmente buscando aceitação. Contudo, a busca intensa e prejudicial deste padrão pode conduzi-los a transtornos alimentares, como a bulimia e anorexia. Ao incluir esta temática no Ensino de Ciências estimula-se a reflexão dos fenômenos naturais, além de seu caráter transversal. Realizou se um minicurso, com a temática Educação alimentar, porém somente as percepções dos/as estudantes sobre o corpo perfeito e transtornos alimentares compõem este trabalho. O planejamento e a realização desta intervenção ocorreram na disciplina estágio supervisionado 4 do curso Licenciatura em Ciências Naturais da Faculdade UnB de Planaltina (FUP). A metodologia foi qualitativa com delineamento etnográfico e os dados sofreram análise de conteúdo por categorização. Os resultados evidenciam que os/as estudantes ainda estão sujeitos a influência dos padrões de beleza perpetuados na mídia, contudo observa-se que parte dos mesmos está satisfeita com sua imagem corporal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZAMBUJA, C. R.; PANDOLFO, K. M.; SANTOS, D. L. dos. Autopercepção da imagem corporal e o estado nutricional de escolares. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. v. 8. n. 47. p.316-321, set./out. 2014.

AZEVEDO, S. N. Em busca do corpo perfeito: Um estudo do narcisismo. Curitiba: Centro Reichiano, 2007. Disponível em: www.centroreichiano.com.br/artigos.htm. Acesso em: 18 set. 2018.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4ª ed. Lisboa: Edição 70, 2010.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. apresentação dos temas transversais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997a.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997b.

BRAVO, F. M.; DOMINGUES, J. V. Concepções de beleza para adolescentes anoréxicos(as) e bulímicos(as) em uma escola na cidade de Rio Grande/ RS. RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade. Rio Grande do Sul, v. 04, ed. especial, p. 1-16, fev. 2018

CARDOSO, E. S.; VELOZO, E. O corpo feminino na adolescência: os saberes de estudantes sobre anorexia e bulimia. Cinergis. Rio Grande do Sul, v. 10, n. 2, p. 62-68, jul-dez. 2009.

DANTAS, J. B. Um ensaio sobre o culto ao corpo na contemporaneidade. Estudos e pesquisas em Psicologia. Rio de Janeiro, v. 11, n. 3, p. 898-912. 2011.

LOPES, A. R. C. Pluralismo cultural em políticas de currículo nacional. In: MOREIRA, A. F. B (org). Currículo: políticas e práticas. 1. ed. Campinas: Papirus, 1999. p 59-80.

MACEDO, E. F. de. Parâmetros Curriculares Nacionais: a falácia de seus temas transversais. In: MOREIRA, A. F. B (org). Currículo: políticas e práticas. 1. ed. Campinas: Papirus, 1999. p 43-58.

MIRANDA, V. P. N. et al. Insatisfação corporal em adolescentes brasileiros de municípios de pequeno porte de Minas Gerais. Jornal Brasileiro de Psiquiatria. Rio de Janeiro, v. 60, n. 3, p. 190-7. 2011.

MOL, G. S. Pesquisa qualitativa em Ensino de Química. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo, v. 5, n. 9, p. 495-513, dez. 2017.

SANTOS, M. A. P.; OLIVEIRA, M. F. A de. Uma metodologia investigativa para o ensino do distúrbio alimentar anorexia. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. v. 15, n. 2, p. 215-239. 2016.

SCATOLIN, H. G. A imagem do corpo: as energias construtivas da psique. Psicologia Revista. São Paulo, v. 21, n. 1, p. 115-120, 2012.

SILVA, M. L. de A.; TAQUETTE, S. R.; COUTINHO, E. S. F. Sentidos da imagem corporal de adolescentes no ensino fundamental. Revista de Saúde Pública. São Paulo, v. 48, n. 3, p. 338-444. 2014.

UCHÔA, F. N. M. et al. Causas e implicações da imagem corporal em adolescentes: um estudo de revisão. Cinergis. Rio Grande do Sul, v. 16, n. 4., p. 292-298. 2015.

Downloads

Publicado

2019-06-02

Como Citar

DE SOUSA, B. L. C. M. .; SATURNINO, S. V. V. .; DA SILVA, L. C. T. .; GOMES, E. S. . Meu, seu, nosso corpo perfeito: uma reflexão sobre a imagem corporal no ensino de ciências. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 12, n. 1, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9898. Acesso em: 2 out. 2022.

Edição

Seção

Identidade, Formação e Atuação de professores de ciências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)