Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URL para as referências foram informadas, quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5 e usa uma fonte de 12 pontos. As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

A revista Ciências em Foco aceita trabalhos inéditos, podendo ser relatos de pesquisa ou de experiência, escritos em português ou espanhol. 

Template para elaboração dos artigos: https://drive.google.com/file/d/1iPYO2n7Gi1joUSQX5_gXyeekiFmcPYqU/view?usp=sharing

Normas:

1. Os materiais devem ser digitados em editor de texto compatível com PC (tipo Microsoft Word ou similar), fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5, margem superior de 2,5cm, inferior de 2,5 m, esquerda 3,0cm e direita de 2,5cm. Não envie arquivos em pdf. 
 
2. Observar a ortografia oficial e fazer constar, na primeira lauda, o título do artigo em caixa alta, fonte 14, espaçamento 1,5.
 
3. O Resumo deve ser apresentado com espaçamento simples, fonte Times 12, justificado, sem tabulação ou recuo, contendo, no máximo, 150 palavras. Não utilize citações diretas ou referências. É facultativo indicar o nome de autores de referência. Exemplo: O artigo utiliza, como base, a racionalidade ambiental discutida por Leff. 

4. O Resumo deve ser acompanhado de três a seis palavras-chave, iniciadas em letra minúscula, separadas por ponto e vírgula e com ponto final após a última palavra. Exemplo: Palavras-chave: palavra 1; palavra 2; palavra 3.

5. Aberturas de Seção devem estar em fonte 14, negrito, com somente a primeira letra em maiúscula, alinhadas à esquerda. Inicie o primeiro parágrafo na linha imediatamente abaixo do título da Seção, sem espaçamento adicional.  

6. Os parágrafos normais devem ter tabulação de 1,25cm.

7. Citações diretas longas (mais de três linhas) devem ter recuo de 4cm em relação à margem esquerda, fonte 10 e espaçamento simples. Citações diretas curtas  devem estar no corpo do texto, entre aspas, sem recurso adicional (sublinhado, itálico ou fonte diferente). É obrigatório indicar a página onde consta o texto na obra original. 

Exemplo: 

Segundo Autor (ano, p. X), “nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn”. Para Autor (ano), nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn. Diante disso, "nnnnnnnnnnnnnn" (AUTOR, ano, p. X).

8. As referências aos autores, no decorrer do texto, devem obedecer ao modelo (SOBRENOME, data) e diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser indicados com o acréscimo de uma letra depois da data.

9. As notas, quando necessárias, devem ser numeradas sequencialmente e digitadas ao longo do artigo.

10. As referências bibliográficas devem ser digitadas ao final do artigo, em ordem alfabética, obedecendo rigorosamente às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABTN). Utilize o recurso de itálico para destaque e, se possível, padronize o uso do nome completo dos autores. Caso isto não seja possível, abrevie os primeiros nomes dos autores em todas as referências.  Quando o documento estiver disponível online, deixe o link ativado. 

Alguns exemplos:

BRAGAGLIA, Ana Paula et alNem tudo que parece é: entenda o que é plágio. Disponível em: http://www.proppi.uff.br/portalagir/sites/default/files/cartilha_autoria_-_digital.pdf. Acesso em: 3 mar. 2017.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sara Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994. (Coleção Ciências da Educação)

CAMPOS, Luciana Maria Lunardi Campos et al. Perspectivas críticas na pesquisa sobre formação de professores de Ciências. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, n. extra, p. 1-12, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/137190. Acesso em: 18 maio 2019. 

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARANDINO, Martha. A pesquisa educacional e a produção de saberes nos museus de ciências. História, Ciências e Saúde – Manguinhos, v. 12, n. 3, p. 161-81, 2005.

SILVA, Denise Domingos da; FARIAS, Robson Fernandes de; NEVES, Luiz Seixas das. História da química no Brasil. Campinas: Editora Átomo, 2006.

11. Na primeira versão do artigo, a ser submetida na plataforma, não insira nenhum dado que possa identificar os autores. Quando necessário, utilize (suprimido para avaliação) para substituir nomes de pessoas, informação sobre locais ou Instituições ou qualquer outro item que possa permitir ao avaliador identificar o(s) autor(es). 

12. Colocar os quadros, gráficos, mapas, entre outros, no corpo do texto, titulados corretamente e com indicação das fontes que lhes correspondem, conforme as instruções:

FIGURAS

- O termo Figura e o número da figura devem estar em fonte Times, Tamanho 10 e em negrito, abaixo da imagem, centralizado e com espaçamento simples. 

- O nome da figura deve estar em Times tamanho 10 sem negrito. Separado do termo figura + número por dois pontos.

- A fonte deve estar entre parenteses, após o nome da imagem, em Times 10. 

Exemplo:

Figura 1: Evolução do reino dos primatas. (Fonte NatGeo)

TABELAS E QUADROS

- Os termos Quadro ou Tabela e seu respectivo número devem estar em fonte Times, Tamanho 10 e em negrito. - Deve estar acima da respectiva tabela ou quadro, com espaçamento simples em relação a esta e alinhado à esquerda sem TAB ou recuo.

- O nome da Tabela ou Quadro deve estar em Times tamanho 10 sem negrito. Separado do termo Quadro/Figura + número por dois pontos. 

- Se houver, a fonte deve estar entre parenteses após o nome da imagem, em Times 10. 

Exemplo: Tabela 1: Classificação do reino dos primatas. (Fonte NatGeo)

13. Registrar a submissão no sistema eletrônico de editoração da revista. Não é permitido envio via correio eletrônico.

14. Na submissão, os dados dos autores devem constar somente nos metadados. Suprima qualquer forma de identificação do corpo do texto. No caso de auto-citação, utilize (AUTOR, ano) tanto no corpo do texto quanto nas referências. Os dados de autoria serão inseridos no arquivo a ser publicado, terminado o processo de revisão. 

 

 

Identidade, Formação e Atuação de professores de ciências

Seção Especial

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.