Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista Ciências em Foco é uma publicação do Grupo de Estudos e Pesquisas FORMAR-Ciências, da Faculdade de Educação, Unicamp. Tem como objetivo divulgar a produção acadêmica sobre Ensino de Ciências, Educação Ambiental e áreas ou campos correlatos. Veicula artigos inéditos ou traduzidos, relatos de experiência, resenhas, entrevistas, entre outros. Os textos podem estar em português ou espanhol. 

Publico alvo: Professores, estudantes e pesquisadores. 

Política de submissão: A submissão é aberta a qualquer interessado na temática com o fluxo contínuo.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos encaminhados fora das normas técnicas não serão submetidos à apreciação do Conselho Editorial, sendo imediatamente comunicado ao autor principal. Após a revisão preliminar, a Editoria da Revista encaminhará o texto ao julgamento autônomo de consultores da área relacionada com o tema. Nenhuma modificação de estrutura, conteúdo ou estilo será feita sem o consentimento do autor. Se o parecerista sugerir modificações no texto, essas serão encaminhadas ao(s) autor(es) para (se houver interesse) as modificações necessárias.

Os autores ao terem seus textos aprovados estarão concordando com a sua publicação digital integral em Ciências Em Foco e abrindo mão dos direitos autorais para a publicação na revista. Caso os textos venham a ser utilizados na forma de livros ou coletâneas, o Grupo de Pesquisa FORMAR-Ciências da Faculdade de Educação da Unicamp solicitará autorização dos autores para essa finalidade.

Periodicidade

A partir de 2020, a revista Ciências em Foco adota a modalidade de Publicação Contínua.

Licenciamento de Conteúdo

A revista Ciências em Foco adota a política de licenciamento de seu conteúdo pela Creative Commons sob a licença: Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

Taxas para submissão e publicação de textos 

A Ciências em Foco não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do mesmo.

Produção

Ciências em Foco é organizada e produzida pela Comissão Editorial Executiva, que poderá criar e encerrar seções, mudar o formato da Revista, desde que respeitados os critérios de sua indexação. A Revista segue as normas de publicação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e considera os critérios dos órgãos avaliadores.

Pode ser composta por artigos encomendados, por dossiês temáticos e por artigos de demanda. Em todos os exemplares, a Revista publica as normas para aceitação de artigos e demais contribuições à publicação, bem como os créditos de autores e colaboradores, seguindo as orientações gerais dos órgãos avaliadores. A critério da Comissão Editorial, Ciências em Foco pode publicar números especiais, desde que algum assunto de relevância justifique tal publicação.

Informações importantes

  • Caso seja autor e identifique algum problema no material publicado, pedimos a gentileza de entrar em contato pelo e-mail rcefunicamp@gmail.com, detalhando o ocorrido. 
  • O Corpo Editorial Científico está composto, atualmente, por pesquisadores que já constavam em nossa equipe de pareceristas, de 2008 a 2011, bem como aqueles que foram convidados a colaborar conosco nos últimos dois anos. Caso seu nome conste indevidamente ou não tenha interesse em fazer parte de nossa equipe, por favor, entre em contato. 
  • Caso seja pesquisador ou professor da Educação Básica, com título de Doutor em áreas relativas ao escopo da Revista, e tenha interesse em compôr o Corpo Editorial Científico, entre em contato pelo email rcefunicamp@gmai.com. 

Fontes de Apoio

Agradecimentos ao Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), da Unicamp, pelas bolsas concedidas. O apoio técnico dos estudantes de Graduação tem sido fundamental para o andamento dos trabalhos.