Oficinas pedagógicas

estratégias para o ensino de educação ambiental em Cametá-PA

Autores

  • Ellen Patricia Marques do Carmo Universidade Federal do Pará-UFPA
  • Juliana Pinheiro de Araújo Universidade Federal do Pará-UFPA
  • Maysa Alves Corrêa Universidade Federal do Pará-UFPA
  • Diego Coêlho Leite Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-IFPA – Campus Cametá

Palavras-chave:

Oficinas pedagógicas, Educação ambiental, Ensino de Ciências

Resumo

Este trabalho descreve o desenvolvimento de oficinas pedagógicas cuja temática foi voltada aos aspectos ambientais e suas tendências locais e globais no ensino de ciências na E.M.E.F. Profª “A” localizada na periferia do município de Cametá-PA. Ao enfocar a temática ambiental, trabalhando conjuntamente com a proposta pedagógica, objetivou-se instigar as percepções científicas de alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, contextualizando e aproximando de seu convívio, envolvendo os alunos, que participam, agem e transformam, possibilitando permutas de saberes, a integração das diferentes visões de mundo, de questões urgentes e essenciais (formação do efeito estufa, causa da erosão local, preservação do ecossistema e processo de reciclagem), para toda a formação como ser humano crítico e atuante. As propostas foram muito bem aceitas pelos discentes, demonstrando além de uma grande interação como as ministrantes, a compreensão de toda a realidade concreta abordada conciliada com a teoria em que estão imersas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARNEIRO, I. P.; GOMES, L. S.; BELENI, T. M.; MOREIRA, A. L. O. R. Relato de experiência: iniciando os desafios de um professor de ciências em formação a partir de uma oficina sobre sexualidade para o ensino fundamental. Revista da SBEnBio, n.9, p. 7443, 2016.

CANDAU, V. M.; LEITE, M. S. A didática na perspectiva multi/intercultural em ação: construindo uma proposta. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, p. 731–758, 2007.

CORREIA, M. E. A.; FREITAS, J. C. R.; FREITAS, J. J. R., FREITAS FILHO, J. R. Investigação do fenômeno de isomeria: concepções prévias dos estudantes do ensino médio e evolução conceitual. Revista Ensaio, v. 12, n. 2, p. 83–100, 2010.

CRISÓSTIMO, A. L. Resíduos Sólidos E Responsabilidade Social: Formação De Educadores Ambientais. Revista Conexão, v. 7, n. 1, p. 88–95, 2011.

DA SILVA, M. M. P., LEITE, V. D. Estratégias para realização de educação ambiental em escolas do ensino fundamental. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 20, 2008.

FRANCISCO JUNIOR, W. E.; OLIVEIRA, A. C. G. DE. Oficinas Pedagógicas: Uma Proposta para a Reflexão e a Formação de Professores. Química Nova na Escola, v. 37, n. 2, p. 125–133, 2015.

JÚNIOR, A. F. N.; GONÇALVES, L. V. Oficina de jogos pedagógicos de ensino de ecologia e educação ambiental como estratégia de ensino na formação de professores. Revista Práxis, v. 5, n. 9, p. 72–76, 2013.

LAYRARGUES, P. P. Para onde vai a Educação Ambiental? O cenário político-ideológico da Educação Ambiental brasileira e os desafios de uma agenda política crítica contra-hegemônica. Revista Contemporânea de Educação, n. 14, p. 398–421, 2012.

LIMA, A. M.; OLIVEIRA, H. T. A (re) construção dos conceitos de natureza, meio ambiente e educação ambiental por professores de duas escolas públicas. Ciência & Educação (Bauru), v. 17, n. 2, p. 321–337, 2011.

LOPES, I. S.; GUIDO, L. F. E.; CUNHA, A. M. O.; JACOBUCCI, D. F. C. Estudos coletivos de educação ambiental como instrumento reflexivo na formação continuada de professores de ciências em espaços educativos formais e não-formais. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 10, n. 3, p. 516–530, 2011.

MARTINS, A. M. G. S.; COSTA, J. B. A.; RIBEIRO, G. S. Oficinas Pedagógicas Como Dispositivos Para a Formação Dos Formadores Do Programa Topa / Famam. Práxis Educacional, v. 7, n. 11, p. 221–236, 2011.

OLIVEIRA, A. L. de; OBARA, A. T.; RODRIGUES, Maria Aparecida. Educação ambiental: concepções e práticas de professores de ciências do ensino fundamental. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 6, n. 3, p. 471-495, 2007.

Downloads

Publicado

2019-06-02

Como Citar

DO CARMO, E. P. M.; DE ARAÚJO, J. P. .; CORRÊA, M. A. .; LEITE, D. C. . Oficinas pedagógicas: estratégias para o ensino de educação ambiental em Cametá-PA. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 12, n. 1, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9886. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Identidade, Formação e Atuação de professores de ciências