Banner Portal
v. 7 n. 2 (2020): Edição temática sobre Educação Maker e Robótica Pedagógica
Edição temática sobre Educação Maker e Robótica Pedagógica

ISSN: 2318-8839

Confira a Live de lançamento em nosso canal no YouTube

Editorial

Maria Cecília Calani Baranauskas, José Armando Valente
1-8
Edição temática sobre Educação Maker e Robótica Pedagógica
https://doi.org/10.20396/tsc.v7i2.14862
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v7i2.14862

Artigos

Claudia Mandaio, Marisa Garbellini Sensato
9 - 32
Currículo e tecnologias na educação australiana
https://doi.org/10.20396/tsc.v7i2.14859
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v7i2.14859
Regina Célia Fortuna Broti Gavassa
33 - 48
Educação maker: muito mais que papel e cola
https://doi.org/10.20396/tsc.v7i2.14851
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v7i2.14851
Allana Karoline Calixto Lima, Ana Beatriz do Nascimento, Pedro Henrique Gomes Albuquerque, Fernando Antonio Guimarães Tenório
49 - 64
Uso do método de desenvolvimento ágil scrum para o processo de ensino-aprendizagem
https://doi.org/10.20396/tsc.v7i2.14858
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v7i2.14858
Eliton Meireles de Moura, Alex Medeiros de Carvalho, Fernando da Costa Barbosa; Deive Barbosa Alves; Arlindo José de Souza Júnior
65 - 84
Educação maker no currículo de matemática: catapultas e o estudo de funções
https://doi.org/10.20396/tsc.v7i2.14853
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v7i2.14853
Greiton Toledo de Azevedo, Marcus Vinicius Maltempi
85 - 107
Processo formativo em matemática e robótica: construcionismo, pensamento computacional e aprendizagem criativa
https://doi.org/10.20396/tsc.v7i2.14857
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v7i2.14857

Relatos de experiência

Michel Figueiredo de Souza, Christine Sertã Costa
108 - 121
Ensino, tecnologia e formação continuada docente: relato de experiência de minicurso desenvolvido no âmbito do programa de residência docente do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro
https://doi.org/10.20396/tsc.v7i2.14874
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v7i2.14874
Cristiane Pelisolli Cabral, Bruno Canal
122 - 142
Dança de robôs: uma atividade no meio escolar que integra robótica e ferramenta maker na perspectiva da aprendizagem criativa
https://doi.org/10.20396/tsc.v7i2.14868
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v7i2.14868
Aline Alvares Machado, Márcia Regina Rodrigues da Silva Zago
143 - 168
Articulações entre práticas de educação ambiental, robótica e cultura maker no contexto das aulas de laboratório de ciências
https://doi.org/10.20396/tsc.v7i2.14869
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v7i2.14869
Sandra Muniz Bozolan, Hermes Renato Hildebrand
169 - 184
Como engajar estudantes das séries iniciais (5º ano) a desenvolver o pensamento matemático utilizando robótica e aprendizagem maker
https://doi.org/10.20396/tsc.v7i2.14870
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v7i2.14870

Teses e Dissertações

Eliton Meireles de Moura
185 - 188
Formação docente e educação maker: o desafio do desenvolvimento das competências
https://doi.org/10.20396/tsc.v7i2.14852
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v7i2.14852
Tatiana Sansone Soster
189 - 193
Revelando as essências da Educação Maker: percepções das teorias e das práticas
https://doi.org/10.20396/tsc.v7i2.14864
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v7i2.14864
Regina Célia Fortuna Broti Gavassa
194 - 196
Cultura maker como proposta curricular de tecnologias na política educacional da cidade de São Paulo
https://doi.org/10.20396/tsc.v7i2.14863
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v7i2.14863