Dança de robôs

uma atividade no meio escolar que integra robótica e ferramenta maker na perspectiva da aprendizagem criativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/tsc.v7i2.14868

Palavras-chave:

Robótica educacional, Makerspace, Aprendizagem criativa, Resolução de problemas

Resumo

O presente relato de experiência descreve o processo criativo de um projeto desenvolvido no meio escolar intitulado “Canto Gauchesco” que participou da modalidade competitiva OnStage ou Dança de Robôs da RoboCup Junior Brasil. A atividade integrou a ferramenta da Robótica Educacional e recursos da educação maker na perspectiva da aprendizagem ativa e criativa. A apresentação contou com um gaúcho robô, uma prenda robô, um cavalo robô e um jardim robótico. A apresentação foi assistida pelas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da própria escola e o resultado final foi apresentado na competição. O processo de criação envolveu o trabalho em grupo e a resolução de vários problemas decorrentes da construção e programação dos objetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Pelisolli Cabral, Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre

Doutoranda e Mestre em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora titular do Ensino Fundamental na Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre/RS (SMED).

Bruno Canal, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Microeletrônica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Restinga.

 

Referências

BACICH, L.; MORAN, J.M. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Editora Penso, 2018.

BLIKSTEIN, P.; VALENTE, J. A.; MOURA, É. M.de. Educação Maker:Onde está o Currículo? Revista e-Curriculum, São Paulo, v.18, n.2, p. 523-544 abr./jun. 2020.

BORGES, K. S. Um estudo sobre pensamento formal no contexto dos Makerspaces Educacionais. 2018,Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Informática da Educação, Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/187572. Acesso em: 07 ago. 2020.

CABRAL, C. P. Robótica educacional e resolução de problemas: uma abordagem microgenética da construção do conhecimento. 2010. Dissertação (Mestrado) –Programa de Pós Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/29314.Acesso em: 07 ago. 2020.

CABRAL, C P.; RIBARCICK, L. L.; NUNES, L., S.; ROSA, L. B. da R.; WELTER, J. G.; DOMINGUES, J.G.dos S. Equipe Lobóticos / 2017: Vem Dançar com a Gente (RoboCup Junior OnStage Preliminary). In:LATIN AMERICAN ROBOTICS COMPETITION & COMPETIÇÃO BRASILEIRA DE ROBÓTICA, 2017, Curitiba. Mostra Virtual da LARC / CBR 2017, 2017. Disponível em: http://sistemaolimpo.org/midias/uploads/8485c1b4221a662b49c1a1b87301c7ff.pdf. Acesso em: 07 ago. 2020.

CÉSAR, D. R. Robótica Pedagógica Livre e Artefatos Cognitivos na/para a construção do conhecimento. In:SILVA, R.B.; BLINKSTEIN, P.Robótica Educacional. Porto Alegre: Editora Penso, 2020.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

PAPERT, S.A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed, 2008.

PAPERT, S. LOGO:computadores e educação. SP: Brasiliense, 1985.

PIAGET, J.Criatividade. In: VASCONCELOS, M.S.(org.) Criatividade: psicologia educação e conhecimento novo. São Paulo: Moderna, 2001.

PIAGET, J.Sobre a Pedagogia: Textos inéditos. São Paulo: Casa do Psicólogo,1998.

PIAGET, J.Seis estudos de Psicologia. RJ: Forense Universitária, 1965.

PIAGET, J.;INHELDER, B. A Psicologia da Criança. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

RESNICK, M. Lifelong Kindergarten: Cultivating Creativity through Projects, Passions, Peers, and Play. Cambridge: MIT Press, 2017.

ROBOCUP JUNIOR. OnStage Rules 2020. Disponível em: https://junior.robocup.org/onstage. Acesso em: 07 ago. 2020.

VASCONCELOS, M.S. A difusão das ideias de Piaget no Brasil. São Paulo: Casa do Psicólogo,1996.

Downloads

Publicado

2020-12-15

Como Citar

CABRAL, C. P.; CANAL, B. Dança de robôs: uma atividade no meio escolar que integra robótica e ferramenta maker na perspectiva da aprendizagem criativa. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 122–142, 2020. DOI: 10.20396/tsc.v7i2.14868. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14868. Acesso em: 17 jan. 2022.