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Educação maker no currículo de matemática
Capa miniatura volume 7, número 2, ano 2020, contendo uma imagem de um fractal, o tema deste número (Educação Maker e Robótica Pedagógica)
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Palavras-chave

Educação maker
Ensino de matemática
Currículo
Catapultas

Como Citar

MOURA, Eliton Meireles de; CARVALHO, Alex Medeiros de; BARBOSA, Fernando da Costa; ALVES, Deive Barbosa; SOUZA JÚNIOR, Arlindo José de. Educação maker no currículo de matemática: catapultas e o estudo de funções. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 65–84, 2020. DOI: 10.20396/tsc.v7i2.14853. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14853. Acesso em: 4 out. 2024.

Resumo

Este artigo analisa processos de produção e socialização de saberes docentes de um grupo de professores de Matemática na transformação de uma sequência didática maker. A narrativa se concebe na constituição histórica do trabalho coletivo de docência e pesquisa com Educação Maker e Robótica Educacional, e envolve um período de 15 anos elucidando uma docência que é, ao mesmo tempo, singular e coletiva, e que ocorre por meio dos diferentes encontros de produção no desenvolvimento de um projeto sempre recorrente, embora não equivalente: a construção de protótipos de catapultas e sua relação com o currículo matemático de Funções. O artigo promove práticas docentes preocupadas em criar condições para que os estudantes percebam conceitos curriculares presentes nos produtos que constroem.

Confira a participação do autor em live no YouTube por ocasião do lançamento desta edição temática da TSC: https://www.youtube.com/watch?v=1b0hieNTodQ

https://doi.org/10.20396/tsc.v7i2.14853
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Referências

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