Revelando as essências da Educação Maker

percepções das teorias e das práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/tsc.v7i2.14864

Palavras-chave:

Educação maker, Educação emancipatória, Currículo, Construcionismo, TIC

Resumo

Esse estudo revela os elementos da Educação Maker através da análise teórica e das práticas. A pesquisa inspira-se na abordagem fenomenológica. Como resultado observa-se que a proposta teórica e a realização das práticas se aproximam em muitos elementos, havendo poucas características divergentes e muitas complementares. Pode-se afirmar que a Educação Maker está em construção e, portanto, ainda apresenta resultados pedagógicos de aprendizagem aquém de sua teoria, especialmente no que diz respeito à formação crítica de sujeitos e integração da prática Maker com todas as áreas de conhecimento abordadas no contexto escolar através do currículo. Ao final, apresenta-se um quadro sintético com os elementos da Educação Maker, construído a partir da análise, discussão e acompanhamento da teoria e das práticas observadas.

Confira a participação da autora em live no YouTube por ocasião do lançamento desta edição temática da TSC: https://www.youtube.com/watch?v=1b0hieNTodQ

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Biografia do Autor

Tatiana Sansone Soster, Fundação Getúlio Vargas

Doutora em Educação Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com estágio na Graduate School of Education da Stanford University. Coordenadora de Graduação e Professora na Graduação da Fundação Getúlio Vargas.

 

Referências

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Publicado

2020-12-15

Como Citar

SOSTER, T. S. Revelando as essências da Educação Maker: percepções das teorias e das práticas. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 189–193, 2020. DOI: 10.20396/tsc.v7i2.14864. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14864. Acesso em: 20 maio. 2022.