Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, abreviada como Tec. Soc. e Con., visa ampliar o conhecimento e a compreensão das formas pelas quais a tecnologia digital pode beneficiar processos educacionais, por meio da publicação de resultados de pesquisas sobre teorias e práticas da Informática na Educação.

A revista Tec. Soc. e Con. é um periódico semestral, com avaliação por pares, mantida pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da UNICAMP.

A revista é dedicada à publicação de artigos científicos, relatos de experiência, resumos de teses e dissertações tendo como temática a Informática na Educação e áreas afins. Seu cunho interdisciplinar prioriza alguns tópicos de interesse, sem se limitar a eles:

  • Aprendizagem baseada no uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) focalizando o aprendiz e/ou os processos de ensino e de aprendizagem;
  • Docência e atuação em contextos educacionais formais ou não formais que utilizam Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) focalizando o educador, sua formação e práticas educacionais;
  • Aprendiz e sua atuação em contextos educacionais formais ou não formais que utilizam Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) focalizando práticas educacionais e/ou processos de construção de conhecimento;
  • Desenvolvimento de materiais para o contexto digital focalizando a organização de conteúdos para os processos de ensino e de aprendizagem; concepção e produção de diferentes tipos de materiais didáticos, mídias e suportes tecnológicos, uso e reuso de recursos educacionais abertos, objetos de aprendizagem, tecnologias assistivas, entre outros assuntos relacionados;
  • Políticas públicas, concepção, planejamento e execução de projetos educacionais que fazem uso (ou para o uso) de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC);
  • Aspectos teóricos relacionados ao uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em contextos de aprendizagem diversos: escolas, museus, empresas etc;
  • Aspectos Teóricos, Metodológicos e Tecnológicos envolvidos no desenvolvimento de softwares e aplicações educacionais, incluindo Jogos, simulação, robótica, realidade virtual etc;
  • Ambientes Computacionais para Cooperação/Colaboração em contextos de ensino e de aprendizagem: blogs, wikis, vídeo/audio-casts, AVAS etc;
  • Concepção, desenvolvimento e avaliação de soluções utilizando Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) para promoção da aprendizagem;
  • Aspectos sociais, afetivos e motivacionais em ambientes computacionais para a promoção da aprendizagem.

Avaliação por pares

Todos os trabalhos serão avaliados por pelo menos dois membros do Conselho Editorial da revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento. O Conselho é formado por professores Doutores com competência e experiência reconhecidas na área de Informática na Educação, das mais variadas instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior.

A avaliação é feita de maneira duplo-cega (double blind review), o que garante o anonimato de revisores e autores.

Periodicidade

Semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Catalogação na Publicação elaborada por: Gildenir Carolino Santos - CRB-8ª/5447