Banner Portal
Ensino, tecnologia e formação continuada docente
Capa miniatura volume 7, número 2, ano 2020, contendo uma imagem de um fractal, o tema deste número (Educação Maker e Robótica Pedagógica)
PDF

Palavras-chave

Ensino e tecnologia
Scratch
Formação continuada docente

Como Citar

SOUZA, Michel Figueiredo de; COSTA, Christine Sertã. Ensino, tecnologia e formação continuada docente: relato de experiência de minicurso desenvolvido no âmbito do programa de residência docente do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 108–121, 2020. DOI: 10.20396/tsc.v7i2.14874. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14874. Acesso em: 26 maio. 2024.

Resumo

O artigo apresenta os desdobramentos de um minicurso de introdução à plataforma Scratch, desenvolvido ao longo do segundo semestre de 2018 junto aos participantes do Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II. A metodologia de trabalho buscou valorizar a autonomia, levando em consideração as concepções da obra de Paulo Freire. Os referenciais de suporte foram o construcionismo de Seymour Papert, em diálogo com a abordagem do trabalho com tecnologia proposta por Mitchel Resnick: uma aprendizagem baseada em projetos. Os resultados mostraram que através da formação continuada docente é possível promover a autonomia, a expressão criativa e o trabalho colaborativo com suporte da tecnologia, com desdobramentos positivos potenciais sobre a qualidade do ensino.

https://doi.org/10.20396/tsc.v7i2.14874
PDF

Referências

AUSUBEL, D. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: uma perspectiva cognitiva.

Tradução: Lígia Teopisto. 1a ed. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003.

BRAGA, D. B. Ambientes Digitais: reflexões teóricas e práticas. 1a ed. São Paulo: Cortez, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura)

GATTI, B. A.; NUNES, M. M. R. (Orgs.) Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. São Paulo: FCC/DPE, 2009. (Coleção Textos FCC, 29)

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução: Catarina E. F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica: Edgard de A. Carvalho. 2a ed. rev. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2011.

PAPERT, S. The Children’s Machine: rethinking school in the age of the computer. New York: BasicBooks, 1993.

PISCHETOLA, M. Inclusão Digital e Educação: a nova cultura da sala de aula. Petrópolis: Vozes; Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2016.

PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants part 1. In: On the Horizon. September/October, 2001. Volume 9, Issue 5. p. 1-6. Disponível em: http://www.emeraldinsight.com/doi/pdfplus/10.1108/10748120110424816. Acesso em: 01 out. 2017.

RESNICK, M. Technologies for lifelong kindergarten. In: Educational Technology Research & Development. Vol. 46, no. 4, 1998. Disponível em: http://web.media.mit.edu/~mres/papers/lifelongk. Acesso em: 01 out. 2017.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento

Downloads

Não há dados estatísticos.