Uso do método de desenvolvimento ágil scrum para o processo de ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/tsc.v7i2.14858

Palavras-chave:

Metodologias ágeis, Scrum, eduScrum, Ensino-aprendizagem

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar o uso do método de desenvolvimento ágil de software Scrum no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Montagem e Manutenção de Computadores do Curso Técnico Integrado em Informática do IFAL Campus Arapiraca. Para tal, utilizou-se um levantamento de natureza descritiva com abordagem quantitativa, a partir do qual foi possível analisar os dados levantados em questionário online. Os resultados atingidos revelam que o uso do eduScrum em sala de aula é um método favorável e produtivo de se trabalhar com os conteúdos, pois os alunos tiveram uma boa adaptação à dinâmica da metodologia, o que favoreceu o bom desempenho dos mesmos nas atividades da disciplina estudada.

Palavras-chave: Metodologias ágeis; Scrum; eduScrum; Ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allana Karoline Calixto Lima, Instituto Federal de Alagoas

Estudante do quarto ano do curso técnico integrado em informática pelo Instituto Federal de Alagoas - Campus Arapiraca.

 

Ana Beatriz do Nascimento, Instituto Federal de Alagoas

Estudante do quarto ano técnico do Instituto Federal de Alagoas - Campus Arapiraca.

 

Pedro Henrique Gomes Albuquerque, Instituto Federal de Alagoas

Estudante do quarto ano técnico do Instituto Federal de Alagoas - Campus Arapiraca.

 

Fernando Antonio Guimarães Tenório, Instituto Federal de Alagoas

Mestre em Administração com ênfase em Inovação e Tecnologia da Informação. Professor efetivo do Instituto Federal de Alagoas. Coordenação do Bacharelado em Sistemas de Informação do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) CAMPUS Arapiraca.

 

Referências

BECK, K. et al. Manifesto para desenvolvimento ágil de software. 2001. Disponível em: http://agilemanifesto.org/. Acesso em: 16 abr. 2020.

BORGES, K. S.; SCHMITT, M. R.; NAKLE, S. M; eduScrum Projetos de Aprendizagem Colaborativa Baseados em Scrum. Renote, v.12, n.1, jul. 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/49839. Acesso em: 15 abr. 2020

CERVONE, H.F. Understanding agile project management methods using Scrum. OCLC Systems & Services: International digital library perspectives. Vol. 27, N. 1, p. 18-22, February 2011. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/10650751111106528/full/html#:~:text=The%20Scrum%20process%20has%20five,of%20each%20sprint%20(iteration). Acesso em: 20 mai. 2020.

GUEDES, T.A.; JANEIRO, V.; MARTINS A.B.T.; ACORSI, C.RL., Projeto de Ensino: Aprender fazendo estatística, 2005. Disponível em: http://www.each.usp.br/rvicente/Guedes_etal_Estatistica_Descritiva.pdf. Acesso em: 13 mai. 2020.

HOSSAIN, E; BABAR, M.A; PAIK, H. Using Scrum in Global Software Development: A Systematic Literature Review. In: 4th IEEE International Conference on Global Software Engineering, 2009, Limerick. Proceedings […] Limerick, Eire: 2009. p.176. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/221016179_Using_Scrum_in_Global_Software_Development_A_Systematic_Literature_Review. Acesso em: 15 jun.2020

SELBACH B., K; CRUZ F., L. A teoria de Jean Piaget como princípio para o desenvolvimento de inovações. Revista Educação, v. 39, n. 2, p.242-248, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=84847029013. Acesso em: 15 abr. 2020.

SOUZA, D. G; VERGOTTINI, V. S.; BERNINI, D. S. Educação dos tempos modernos através da aprendizagem colaborativa: uma abordagem sobre EDUSCRUM. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), n.29, 2018, Vitória. Anais [...]. p. 53. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/Educa%C3%A7%C3%A3o-dos-tempos-modernos-atrav%C3%A9s-da-uma-sobre-Souza-Vergottini/6f3b118c558e351e66cbfc566da138242abcf113. Acesso em: 8 jun. 2020.

SUTHERLAND, J; SUTHERLAND, J.J. Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo. Rio de Janeiro: Sextante, 2019.

TOMÁS, M.R.S. Métodos ágeis: características, pontos fortes e fracos e possibilidades de aplicação. 2009. 19f. Dissertação (Mestrado Engenharia Informática) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2009. Disponível em: https://run.unl.pt/bitstream/10362/2003/1/WPSeries_09_2009Tomas.pdf. Acesso em: 19 jun. 2020.

Downloads

Publicado

15-12-2020

Como Citar

LIMA, A. K. C.; NASCIMENTO, A. B. do; ALBUQUERQUE, P. H. G.; TENÓRIO, F. A. G. Uso do método de desenvolvimento ágil scrum para o processo de ensino-aprendizagem. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 49–64, 2020. DOI: 10.20396/tsc.v7i2.14858. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14858. Acesso em: 30 nov. 2022.