Formação docente e educação maker

o desafio do desenvolvimento das competências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/tsc.v7i2.14852

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação maker, Fab lab, Gestão de sala de aula maker, Competências docentes

Resumo

A tese discutiu sobre uma Formação Docente que promovesse o desenvolvimento de competências para o trabalho com a Educação Maker, sob a influência do Movimento Maker. Os dados da pesquisa procederam de um estudo de campo realizado entre 2015 e 2019, no Programa Fab Lab Livre de São Paulo e, ainda, de imersões em espaços Makers educacionais, nos Estados Norte-Americanos de New York e da Califórnia, propiciado por um estágio de doutorado sanduíche na Stanford University. Formulando novas competências docentes, necessárias à prática educativa e maker, a pesquisa conclui indicando caminhos para uma nova Formação Docente que corrobore para reaver a utilização pedagógica de elementos tecnológicos contemporâneos no desenvolvimento de uma práxis transformadora.

Confira a participação do autor em live no YouTube por ocasião do lançamento desta edição temática da TSC: https://www.youtube.com/watch?v=1b0hieNTodQ

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Biografia do Autor

Eliton Meireles de Moura, Universidade de São Paulo

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Stanford. Pesquisador do Transformative Learning Technologies Lab (TLTL) no Teachers College - Columbia University em Nova York.

 

Referências

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Publicado

2020-12-15

Como Citar

MOURA, E. M. de. Formação docente e educação maker: o desafio do desenvolvimento das competências. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 185–188, 2020. DOI: 10.20396/tsc.v7i2.14852. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14852. Acesso em: 21 maio. 2022.

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